A 7.ª edição do ‘Festival Caixa Fado’ acontece amanhã, sexta-feira, no Centro de Conferências de Belas (CCB), com os artistas angolanos Yola Semedo, Ana Joyce, Nelo de Carvalho e os fadistas portugueses como Sara Correia, Katia Guerreiro, Marco Rodrigues e António Pinto Basto, que vão trazer momentos de intensa conexão entre o fado português e a música angolana.
O festival, que se reafirma como um evento icónico para a promoção e celebração da diversidade cultural e musical, tem sido uma ponte de diálogo artístico que une dois continentes, prometendo transportar os espectadores para espaços emocionais únicos com uma experiência ímpar.
Para o promotor do festival, o Presidente do Conselho Executivo do Caixa Angola, João Plácido Pires, disse que a expectativa é bastante alta, tanto no que diz respeito ao desempenho dos artistas como da adesão do público.
A uma semana do evento, já só há alguns ingressos disponíveis, estando já garantida casa cheia. Referiu que o Festival Caixa Fado é um momento de celebração musical e um importante catalisador para o crescimento e desenvolvimento da música e dos laços musicais entre artistas e culturas.
“Esta mistura de sons e este abraço de culturas proporciona-nos uma experiência única e memorável, reforçando o papel do Festival Caixa Fado como um importante motor de promoção do intercâmbio cultural” afirmou.
Sobre os artistas
Kátia Guerreiro, uma das mais aclamadas fadistas contemporâneas, traz a sua poderosa interpretação do fado, celebrando a alma portuguesa e multiculturalidade.
Nelo Carvalho promete uma actuação vibrante, misturando tradição e modernidade com a sua energia contagiante e ritmos angolanos. Yola Semedo, ícone da música angolana, trará a sua poderosa voz celebrando a diversidade musical lusófona com uma performance inesquecível.
António Pinto Basto, fadista consagrado, vai emocionar o público com a sua interpretação profunda e autêntica, representando a tradição do fado português.
Anna Joyce, uma das vozes mais cativantes de Angola, promete emocionar o público com o seu talento e energia únicos. Marco Rodrigues, fadista respeitado e director artístico do Festival, traz a sua voz emocional e inovadora para mais uma actuação memorável.
Sara Correia, uma das vozes mais emocionantes do fado contemporâneo, promete uma actuação vibrante e autêntica, celebrando a profundidade emocional do fado.