A1ª edição do Festival Internacional de Música do Cuanza-Sul “FestiCuanza Sul”, que inicia hoje, na cidade do Sumbe, leva ao palco mais de 30 músicos, em alusão ao 106º aniversário da província, numa promoção do Governo local em parceria com a LS Republicano Matias Damásio, Justino Handanga, Yannick Afroman, Gerilson Insrael, Noite Dia, Pérola, Preto Show, Cef Tanzy, Anderson Mário e Landrick vão animar o público local com os seus temas musicais de sucessos apreciados por eles.
Este evento de carácter anual vai ser ainda palco para a cantora Eva Rapdiva, Cage One, Elizabeth Ventura, Johnny Berry, Prodígio, Dj Loló, assim como os cantores gospel Miguel Buila, Bambila e Grace Zola, que vão entreter os amantes da boa música, nesta província localizada na região central do país, num evento com duração de dois dias.
Entre os artistas locais, a organização do evento avançou que a representação vai estar a cargo do músico Tio Cardoso, Mister Dembo, Má Sambila, Papi Kavera, representante do Cuanza Sul no Top dos Mais Queridos/edição 2023, entre outros.
Para melhor asseguramento do público, mais de 2 mil efectivos da Polícia Nacional estão mobilizados para garantir a ordem e a tranquilidade. Segundo o portavoz da corporação, Mateus Guilherme Balato, os efectivos vão trabalhar nas estradas nacionais 100, 120, 240 e 245, nas ruas da cidade e na Marginal do Sumbe (local do evento), assim como ao longo da costa marítima.
“Este evento vai reunir no Sumbe cidadãos dos 12 municípios do Cuanza Sul, de outras províncias do país e da diáspora.
Por isso, os órgãos do Ministério do Interior encarregues da segurança pública projectam um plano para garantir que essas actividades decorram num clima de paz e de tranquilidade”, salientou.
Neste sentido, apelou aos cidadãos que vão participar no evento e não só a colaborar com as forças da ordem na denúncia de eventuais casos que possam perigar a integridade física dos cantores e do público.