A 18.ª edição do Festival Internacional do Cazenga (FESTECA) decorrerá de 6 a 16 de Julho, no Centro de Animação Artística (Amin’Art), e vai exibir 30 espectáculos teatrais, 10 performances, sete oficinas e quatro conferências
Exibirão as suas performances teatrais 28 grupos oriundos das províncias de Luanda, Benguela, Bié, Cabinda, Cuando Cubango, CuanzaSul, Huila e Malanje, para entreter o público local e convidados nos vários dias de evento.
De Cabo-Verde far-se-á presente o Fladu FLÁ, fundido na cidade da Praia, é um grupo com foco na educação artística e no desenvolvimento da cultura.
O CIA Vova Théâtre, da Republica Democrática do Congo, vai apresentar cenas de magia.
Ainda neste evento, a organização convidou o Cia Os Buriti, da cidade de Brasília, um grupo que domina o teatro, dança e música, formado por uma família há 26 anos, trabalha com públicos de todas as idades e com projectos de arte e educação por todo o país.
Por sua vez, Portugal será representado pelo CIA JGM – João Garcia Miguel, fundado em Portugal, com a sua sede em Torres Verdes, uma estrutura artística contemporânea com o foco no teatro e artes cénicas, que vai exibir-se no evento.
De acordo com a presidente da Associação Globo Dikulu, organizadora do evento, Glória Silva, pretendem continuar com as maratonas de peças teatrais aos finais de semana, conforme ocorreu na edição anterior.
Quanto às exibições, avançou que além do Amin’Art serão realizadas noutros palcos, em Luanda.
“Estamos expectantes quanto à realização do evento, já que no ano passado teve um carácter especial.
Estamos já a preparar o festival e contamos com alguns patrocínios, como o apoio do Ministério da Cultura e Turismo”, contou a este jornal.
O evento será ainda preenchido com outras actividades, para maior interação, como a realização de oficina de teatro e intercâmbio, exibição de filmes.
Haverá ainda conferências de teatro, onde serão abordado vários temas sobre esta arte secular.
O festival promovido em parceria com a Associação GLOBO DIKULU tem como objectivo dinamizar um certame que proporcione um espaço de intercâmbio teatral, ofereça oportunidade aos grupos e companhias de teatro para mostrarem os seus trabalhos.