Neste festival, que vai decorrer durante um mês, até 07 de Julho, vão participar os grupos teatrais das províncias do Uíge, Luanda, Bengo, Benguela, Cuando Cubando, Cuanza Sul, Huila, Lunda-Norte e Malange. Do estrangeiro confirmaram presença grupos de Cabo-Verde, Moçambique e da Republica do Congo, que vão apresentar as suas performances teatral e efectivar o intercâmbio.
O coordenador do evento, Domingos Nicolau, referiu que o evento visa promover e massificar o teatro, dando vida ao lema “ A Cultura Fortalece a Nação; Mais Cultura mais Angola”.
A presente edição do festival, que vai decorrer em simultâneo no municípiode Negaje, tem como lema “Pela Unidade da Classe e pelo desenvolvimento da cultura, viva o teatro”.
Domingos Nicolau acrescentou que a inovação na presente edição cinge-se na inclusão de outras artes dentro da grelha de programação do festival, como o caso da dança tradicional, música folclórica, assim como a realização da feira de artes e poesia.
A 10ª edição do festival reserva, igualmente, a realização de palestras sobre o papel do teatro como instrumento de reeducação social, homenagens, oficinas de capacitação de actores, ensaios colectivos para troca de experiência, mesa-redonda, debates, actividades solidarias, visitas a locais turísticos e exibições teatrais em espaços livre e convencionais, entre outros atractivos.
A 9ª edição do Festeauíge contou com a participação de directores e encenadores de grupos teatrais, agentes culturais e realizadores de eventos das mais diversas áreas de actuação. O evento juntou 14 grupos teatrais de Moçambique e das províncias do Uíge, Cuanza Norte, Huíla e Luanda.