Sob lema “Leitura até que se torne cultura”, a ExpoBook Angola prevê reunir livrarias, editoras, bibliotecas, escritores, instituições literárias, clubes de leitura e organizações não-governamentais (ONG’s) ligadas à literatura e o público em geral, com o propósito de dar maior visibilidade ao sector e gerar oportunidades de negócio e parcerias entre diferentes agentes da referida área.
De acordo com o coordenador da Expo, Avelino Nambalo, o evento nasceu da necessidade de se apostar cada vez mais no crescimento e desenvolvimento do sector literário em Angola, criando oportunidades para que as pessoas possam encontrar, em um único ambiente, diversas instituições literárias, desde livrarias, editoras e instituições educacionais, que ofereçam diversos serviços que contribuam para a promoção e valorização da literatura.
Avelino Nambalo explicou ainda que o foco da expo é criar um ambiente acessível à aquisição de diversos livros e inspirador à leitura até que seja cultura, assim como abrir espaços de discussão de assuntos relevantes ligados ao sector da literatura nacional e internacional.
“Este evento é também uma excelente oportunidade para que as livrarias possam criar links, atrair potenciais investidores, firmarem parcerias com outras organizações e, acima de tudo, melhorarem suas estratégias de venda e dialogarem directamente com o seu público leitor”, detalhou o responsável.
Em termos de participação, Avelino Nambalo adiantou que, até ao momento, já se encontram inscritos um total de 17 expositores, sendo cinco livrarias, quatro escritores, três bibliotecas e cinco ONG’s literárias, prevendo acolher mais de 30 feirantes.
Espaço de debates
Segundo o coordenador, o evento vai contar com mais de 30 oradores que vão abordar temáticas pertinentes sobre literatura, educação, cultura, escrita, e outros, criando uma mesa-redonda e um ciclo de palestras e debates.
Mais do que expor, refere o responsável, a feira se compromete em convidar os participantes a uma reflexão sobre o estado actual do mercado literário angolano, suas limitações, desafios e oportunidades, apontando soluções viáveis para o desenvolvimento do mercado e a sua expansão.
Promover o desenvolvimento da literatura e da cultura em geral, gerar oportunidades de negócios e network, impulsionar uma educação sustentável no seio estudantil, inspirar a paixão pelos livros e desenvolvimento do hábito de leitura constam entre os objectivos da expo, de acordo com a programação apresentada pelo coordenador.
Momentos culturais
A par das actividades em torno da literatura, outras artes também terão expressão ao longo da feira que vai durar dois dias no pátio do Palácio de Ferro.
Artes como música, dança, poesia e teatro fazem parte da lista de atracções reservadas para animar o público na feira, que prevê acolher mais de 600 pessoas de todas as faixas etárias.
O coordenador fez saber ainda que os arrecadados com a Expo serão usados para o apoio de um centro de acolhimento infantil, na capital do país.