No quadro das comemorações do 101º aniversário de Agostinho Neto, a assinalar-se a 17 do mês curso, foi realizada a exposição com fotografias inéditas e obras literárias do Poeta Maior, expostas, desde ontem, em Saurimo (Lunda Sul).
A exposição, segundo o secretário provincial da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA), Hélio Sangula, visa lembrar “o herói nacional, imortalizá-lo e servir de fonte de inspiração às gerações vindouras”.
O responsável sublinhou que urge a necessidade dos historiadores, pesquisadores em parceria do Ministério da Educação, introduzirem no ensino primário as obras de Neto, quiçá as fotografias, para que todos possam beber dos seus conhecimentos.
A mostra, com duração de três dias, culminará com palestras sobre a vida e obras de Agostinho Neto, numa parceria com o Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos.
António Agostinho Neto nasceu em Icolo e Bengo, a 17 de Setembro de 1922, morreu em Moscovo a 10 de Setembro de 1979. Foi médico, escritor e político angolano.
Em 1975 proclamou a Independência Nacional e tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979.