A mostra, reunindo cerca de 57 nomes da produção artística contemporânea nacional, será inaugurada às 18 horas. É a terceira de uma produção cultural de larga escala, realizada no formato de salão de artes plásticas
“Untitled 3 – O Vendedor de Passados” é o título da exposição colectiva, a ser inaugurada na Quinta-feira, 4, às horas, na Galeria Banco Económico, em Luanda, informou a organização.
A colecção, reunindo cerca de 57 nomes da produção artística contemporânea nacional, é a 3.ª edição de uma produção cultural de grande escala, realizada no formato de salão de artes plásticas.
Trata-se de uma actividade que tem pautado a cena artística angolana pela sua periodicidade e por uma morfologia singular, que se tem vindo a afirmar na determinação de instituir a vinculação das novas vozes artísticas ao sistema da arte contemporânea em construção.
É um sistema em franca expansão que se quer cada vez mais plural, formal e alinhado com as directrizes internacionais de integração no mercado global.
O tema, há muito ancorado nos preceitos curatoriais e nos projectos de pesquisa da galeria promotora, This Is Not A White Cube, engloba concepções que remetem para as ideias de passado, presente e futuro, encerrando em si o conceito essencial de mudança que se institui na medida da passagem do tempo, quer para os seres humanos, quer para o mundo em seu redor.
Os artistas A lista de artistas integrantes desta colecção é constituída por Adão Mussungo, Alcides Malaika, Alfredo, Angieve, Benigno Mangovo, Cristiano Mangovo, Danick Bumba, David Dombele, Débora Sandjai, Dom4, Engrácia Gouveia e Evandro Kassandeca.
Inclui também outros nomes como, Fernando Lucano, Francisco Van, Gato Preto, Geovanni Tady, Graciana Chamba, Hélio Buite, Isabel Landama, Jafeth, Jamil ‘Parasol’ Osmar, Jeremias Maria, Jesualdo Muvuma, Jonne Ferreira, Joyce Jazz, Yambissa, Landa Yeto, Lord Cave, Luís Damião e Manuel Ventura.
A longa lista prossegue com os artistas Maria Belmira Gumbe, Masongi, Mateus dos Santos, Mayembe, Muamby, Mumpasi Meso, Mussunda N’zombo, Nefwani, Nelo Teixeira, Osvaldo Ferreira, Pacheco Dito e Paula Agostinho.
Completam a lista Pedro Pires, Pedro Tchivinda, Quimua, Romulo Santa Rita, Sakananu, Samu Artes, Sapate, Sarhai, Sozinho Lopes, Sueki, Valeriano Kapoco, Vemba, Virgílio Pinheiro, Wilson Belas, Yola Balanga e Zeca Lukombo.