As iniciativas que visaram celebrar o 114º aniversário do escritor, etnólogo e ensaísta angolano, Óscar Ribas, ficou marcada com a realização de diversas actividades culturais, nesta que foi a II edição da ‘Expo-Ribas’, que decorreu de 17 a 20 do corrente mês
Durante os dias foram realizadas actividades que espelharam a vida e obra do autor, como a feira literária, exposição artística, concertos musicais, dança e feira científica, realizada pela Casa Museu Óscar Ribas em parceria com a Fundação Óscar Ribas, Universidade Óscar Ribas e o Centro Cultural de Angola na Bahia.
O evento juntou, em diferentes locais da cidade capital, dezenas de agentes culturais, entre escritores, artistas plásticos, actores, músicos, produtores e promotores de eventos e entidades governamentais que prestaram a sua homenagem àquela importante figura da literatura nacional.
Segundo a vice-reitora para os assuntos académicos da Universidade Óscar Ribas, Elexis Craib Diaz, a homenagem à figura de Óscar Ribas não se limita aos seus feitos enquanto alguém ligado à literatura, mas também pelos feitos noutras áreas.
A responsável sublinhou que o homenageado foi alguém que muito contribuiu para a expansão da ciência em Angola, cujas obras são hoje um marco histórico e objecto de estudo no campo da história nacional.
Elexis Craib Diaz fez saber que, no quadro das celebrações do patrono da instituição acadêmica que dirige, a referida instituição está a levar a cabo um projecto de desenvolvimento multifacetado, que visa ajudar jovens com potencial no campo científico, literário e artístico.
“Nós estamos comprometidos com um projecto de formação profissional de elevar a cultura de todos esses jovens que queiram assumir uma função ou assumir um papel dentro do país, primando pelo desenvolvimento mutifacetado dos mesmos nos mais variados sectores da sociedade”, adiantou.
A vice-reitora disse ainda que está em curso, na universidade, um concurso artístico-literário, que consiste em converter em banda desenhada as principais obras de Óscar Ribas para, a posteriori, colocá-las à disposição dos mais no vos para que estes aprendem desde cedo a ter contacto com as obras daquele importante escritor e etnográfico.
Durante o acto de encerramento, que decorreu na Universidade Óscar Ribas, o director da Casa Museu Óscar Ribas, Sidónio Domingos, fez um balanço positivo da actividade, tendo sublinhado que a participação dos convidados e do público em geral “superou as expectativas” da organização.
“Para nós, enquanto instituição promotora do evento, dada as barreiras que tivemos que enfrentar para conseguir realizar este evento, consideramos que os resultados foram surpreendentes pela positiva.
Não contávamos que a Expo teria tanta adesão assim por parte do público.
O balanço é super positivo”, expressou. Aproveitando a ocasião, o responsável pelo espaço histórico-cultural, agradeceu os parceiros e participantes pela entrega durante os quatro dias que marcaram a homenagem àquele que foi considerado um dos mais prestigiados escritores angolanos, sendo também um dos que mais obras tem publicadas.
Por: Bernardo Pires