“Determination” e “Realeza” são as duas novas colecções da estilista e designer de moda, Petra Diaz, a serem lançadas amanhã, 15, numa unidade hoteleira em Luanda, a partir das 19 horas
Em “Dtermination” Petra Diaz traz uma colecção simples, prática e pronto-a-vestir, com estilos de roupas diversificadas, adequadas para a época de verão e quadra festiva, destinada tanto para homens quanto para mulheres, realçando a beleza e a elegância com simplicidade.
Já em “Realeza”, a designer apresenta uma colecção composta por peças únicas, clássicas e com um tom de africanidade. Nesta colectânea, inspirada na diversidade cultural nacional, a estilista e a sua equipa trazem roupas feitas a base de panos e trajes nacionais, numa combinação entre o tradicional e o moderno, visando ele var ao mais alto nível da moda nacional, as riquezas e a multiculturalidade que o país oferece.
“Na colecção Realeza eu mostro a diversidade da cultura angolana. Busco um bocadinho de cada, culturas mucubal, mumuila, nganguela e outras, mas juntado com roupas modernas”, adiantou.
Quanto às razões que a motivaram a apostar nestas colecções, Petra explicou que deseja se firmar no mercado nacional e conquistar o seu espaço, colocar a sua marca nos mais destacados anais do mercado nacional.
E, por outro lado, incentivar a valorização da cultura nacional, sobretudo no que a roupa e acessórios diz respeito.
Diante das várias dificuldades que enfrentam os fazedores de moda, a profissional diz sentirse incomodada com o facto de as vestes de produção nacional serem pouco utilizadas e/ou divulgadas em eventos festivos, advertindo que esta falta demostra pouco interesse e apreço pela produção nacional.
“Às vezes, pelo que tenho visto, as pessoas quando têm pedidos ou noivados, mesmo ao usarem roupas africanas, usam mais trajes nigerianos ou congoleses, o que doe um pouco para nós estilistas nacionais. Penso que as pessoas deviam usar cada vez mais as roupas da nossa cultura nacional”, apelou.
Leilão para fins solidários A OPAÍS, a estilista adiantou que durante o evento será realizado um leilão das melhores peças da colecção “Realiza”, cujos valores arrecadados serão destinados ao apoio de projectos sociais, em específico de apoio a crianças necessitadas de alguns orfanatos de Luanda.
Sem ainda avançar quando e quais os orfanatos que tenciona apoiar, a mesma assegurou que pretende realizar acções solidárias ao maior número possível de instituições que poder apadrinhar, estando ainda por se levantar as carências e necessidades que alguns orfanatos apresentam.