A II edição da palestra denominada “Liderança na moda”, orientada pela estilista Nadir Tati, atraiu mais de cinquenta jovens artistas de diferentes áreas e não só no município de Viana, no último sábado, 22 do corrente mês, em Luanda
Estiveram no encontro estilistas conhecidos no mercado nacional da moda, especialistas na matéria, principiantes, estudantes do ramo, pessoas que gostam dos trabalhos, entre outros. Teve também uma pequena exposição de roupas feitas por uma jovem estilista residente naquela localidade.
Segundo a estilista Nadir Tati, é um projeto de sua autoria denominado “Liderança no mundo da moda” que Pretende desenvolver para dinamizar os jovens artistas e descobrir novos talentos em todo o país.
O mesmo tem por objetivo dinamizar os jovens fazedores de moda e valorizar cada vez mais todo tipo de arte de modo geral.
A palestra é dada de forma gratuita, com entrada livre ao público, para aqueles jovens que estão a entrar para a área da moda, os que têm alguns projetos nas artes em geral, também se enquadra para os músicos, entre outros.
Ressaltou, ainda, que a questão da liderança é um tema muito pertinente porque precisam primeiro aprender a desenvolver os trabalhos de forma interna ou para si, e depois criar uma equipe.
Está preparada para a descoberta de novos talentos. “É importante dinamizar os jovens, olhar para Angola, a partir das bases, às vezes falamos de moda, mas nós não temos ideia daquilo que é produzido.
Não serve só para a moda, mas para as artes em geral, é necessário informar as pessoas sobre os passos que devem seguir para atingirmos o sucesso.
O que de fato quer dizer sucesso? É ter muito dinheiro ou pouco? Se é possível fazer-se muito com pouco e quais são as estratégias para se poder chegar ao topo”, esclareceu.
A conceituada estilista no mundo da moda transmitiu a experiência da sua trajetória e carreira, os momentos difíceis e alegres que já passou até chegar ao nível em que está.
Nadir incentivou os jovens no sentido de correrem atrás dos seus sonhos, mas com muita disciplina, aprender com aqueles que já estão na área da moda há mais tempo, organização, respeito pelos seus colegas de trabalho, empatia, humildade, a importância de darem continuidade aos esudos, o conhecimento de várias línguas nacionais e estrangeiras, estarem sempre atualizados, procurar manter e fazer algo diferente dos demais, não terem vergonha de errar, entre outras orientações como segredos do ofício.
Considera que esta é a ideia que pretende passar de forma mais agressiva para os fazedores de arte possam perceber como funciona esta máquina do mundo da moda.
A plateia, composta maioritariamente por jovens, ouviu atentamente e tomou boa nota de cada conselho. Assim sendo, a primeira edição foi realizada no município do Cazenga, Viana, e pretende passar por Luanda e em todo o país.
O trabalho está a ser feito em parceria com as Administrações Municipais e agradece pelo apoio e acolhimento. O mesmo enquadra-se nas comemorações dos 50 anos de independência nacional, que será assinalada no dia 11 de Novembro próximo. Deste modo, o encontro correspondeu às suas expectativas e foi acima da média.
E já recebeu convite para trabalhar no projeto Viana Fashion Week. “Amei a atividade, este município tem muita população e é bem movimentado, tenho muito respeito pelo senhor Administrador e toda a equipe de trabalho que permitiu que o projeto fosse possível.
Não é fácil juntarmos os jovens e estarmos todos unidos para um resultado comum”, ressaltou. No seu ponto de vista, os jovens devem estudar, é importante que o país aprenda a ler e dizer aquilo que pensa, e quando não se faz o trabalho de casa, fica mais difícil poder se comunicar e dizer o que pensam.
O município de Viana, pelo número de habitantes que tem, precisa explorar um pouco mais no sentido de ter as vantagens e tirar o melhor do seu objetivo, que é a moda e a liderança nesta área.
Precisamos encontrar líderes que serão encontrados por si, pela Administração local e por todas as pessoas que acreditam em Viana. Rematou.