A estreia do espectáculo Poesia e performance ‘Nkembi: Uma mãe de primeira viagem’ acontece na Sexta-feira, 12, no auditório Pepetela do Instituto Camões pelas 18 horas e 30 minutos, realizado pela agência Art Sem Letra em parceria com o Camões – Centro Cultural Português em Luanda.
O espectáculo faz parte do projecto Mulheres D’Palavras, que busca na sua narrativa apresentar questões sobre género e a saúde materna de qualidade e seus efeitos nas unidades hospitalares num contexto factual, em que a mortalidade materna é um problema de saúde pública em Angola.
Segundo consta, Nkembi desbrava a história de uma jovem destemida, linda de encantar, que carregada de sonhos, portanto, vê pos seus ideais confrontados quando descobre que está grávida pela primeira vez, fruto de um relacionamento extra-conjugal.
Neste contexto, é obrigada a vivenciar vários conflitos nas diferentes fases da gestação, e por à prova todos os seus conhecimentos sobre a maternidade num cenário caótico.
Segundo o director executivo, Kiaco Zambo, o projecto nasce da necessidade de partilhar experiências maternas, orientar como quebrar tabús sobre a vida materna nas mães de primeira viagem.
O mesmo é da concepção e produção do colectivos de Jovens Criativos da Art Sem Letra, agência artística criativa, com foco na produção de eventos criativos e na reserva de artistas, na economia criativa e sustentável.
Tem como objectivo ligar e libertar mentes por meio da arte, e tem como protagonista a artista multidisciplinar Djamila Silva, roteiro de Irene A’mosi, direcção de Tomalunda Pedro e ainda conta com o apoio institucional do Instituto CamõesAngola.