“A Mulher de Provérbios 31” é o título da obra poética da jovem escritora cabo-verdiana Maira Correia, a ser lançada a 31 do corrente mês, na biblioteca Amossi, na zona do Rocha Pinto, em Luanda
Com 70 páginas, trata-se de uma obra de gênero lírico, subgénero poético, que procura, através de vários poemas, abordar sobre as qualidades ideias daquela se pode considerar uma mulher sábia e virtuosa, tendo como base a citação bíblica ‘provérbios 31’.
Segundo a autora, a obra é uma crítica e, ao mesmo tempo, um apelo que ela faz às mulheres nos dias actuais sobre a necessidade de cultivar e preservar as virtudes de uma mulher, optando por condutas que, no seu entender, se encontram previamente definidas nos livros sagrados que compõem a Bíblia.
“É um livro incorporado por uma abordagem poética sobre a distorção feita aos Provérbios 31 da Sagrada escritura, ao que frisa sobre “a mulher exemplar”.
Críticas, clamores e conselhos são palavras morfologicamente chaves que caracterizam esta obra que chega a ser um ataque para quem aplaude o que está errado, mesmo sabendo que está errado”, frisou.
Maira Correia afirma que pretende, com a sua obra, advertir as mulheres angolanas e não só, a reflectirem sobre suas condutas e a redirecionarem os seus caminhos na direcção recomendada pela bíblia, acrescentando que no seu livro, em cada poema vem por último mencionado os versículos de 10 ao 31 do livro de provérbios.
Quanto à escolha do título e da data de publicação, a autora explica que a passagem narra que a passagem escolhida, precisamente, sobre as virtudes de uma mulher que começam do décimo versículo ao trigésimo terceiro.
Já em relação à data da venda e sessão de autógrafo, é, precisamente, por ser o mês da mulher e o dia coincide com o número do capítulo do tema da obra.
“Escolheu-se este dia, por ser o dia 31 que faz referência ao título, e por ser o mês da mulher”, justificou, acrescentando que “toda mulher merece ler este livro, segundo comentários, repleto de sabedoria”.
Sobre a autora Maira Correia é o pseudônimo de Maira Andreia Cardoso Correia, de nacionalidade Cabo-verdiana, nascida na Ilha de Santiago.
Residente em Luanda há mais de 18 anos, é estudante do curso de Gestão de Empresas, no Instituto Politécnico Privado de Gestão Hotelaria e Turismo – Francisco dos Santos.
É empreendedora, escritora, assistente de contabilidade e formadora de Excel num dos centros de formação profissional na zona do Benfica, em Luanda.