“Tua Digia”, expressão em Kimbundu que significa “conhecemo-nos”, é o título do mais recente livro do escritor António Brito Soares, a ser lançado na proxima sexta-feira,21, às 17 horas, na Galeria do Semba, no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda
A obra, de 189 páginas, apresenta-se como um misto de crónicas, prosas, poesias e estórias, e narra a história dos bairros do distrito urbano do Rangel, concretamente Nelito Soares, Vila Alice e zonas adjacentes.
Em declarações a OPAIS, o autor diz tratar-se de uma obra de folhas soltas que narra a história do seu distrito, o Rangel, num misto de crónicas sobre vivências e figuras dos referidos bairros.
Segundo o escritor, foi motivado a escrever a obra em função da necessidade de sementar a história do seu bairro e transmitir o percurso às novas gerações, de modo a “preservar a essência” do distrito e o respeito pelo seu passado.
“Quero sementar um pilar na construção da história do meu bairro.
A semelhança do que acontece noutras zonas, sinto que é preciso transmitir aos mais jovens a história do bairro e o seu percurso”, reforçou, acrescentando que as letras das canções do músico Cristo, que também é residente daquele distrito, serviram-lhe de “inspiração e faról” na composição da obra.
Editada pela editora portuguesa Leya, sob patrocínio da Casa da Cultura do Rangel ‘Njinga Mbandi’, a obra foi prefaciada pela arquitecta Ângela Mingas e conta com 1500 exemplares a serem ortografados e distribuídos nos vários pontos de Luanda.
O autor “Tua Digia” é a terceira obra de Brito Soares, que se junta assim aos livros «Nvundas da Cacimba» e «A força das palavras», ambos publicados em 2021.
António de Brito Soares Escriba Francisco nasceu a 20 de Julho de 1971, em Luanda, no bairro Nelito Soares, distrito urbano do Rangel.
Frequentou até o segundo ano do curso de comunicação social pela Universidade de Nova Lisboa, em Portugal, na década de 90.
Trabalhou nas Edições Novembro, Rádio Luanda, Rádio Renascença, em Lisboa, Sonair e Vip Aero.
Por: Bernardo Pires