No âmbito da terceira edição do projecto Handyman – Clube de Leitura, o escritor e poeta brasileiro Kaio Carmona vai estar, no próximo dia 24 do corrente mês, na Biblioteca Contr’Ignorância, a partilhar a sua experiência literária numa conversa aberta com leitores e autores nacionais, no Marçal
O encontro literário vai dar lugar a uma discussão crítica em torno da obra “A Casa Comum”, um romance do escritor brasileiro que retrata a vida de um casal apaixonado que se separa por decisão da mulher, vivendo, a partir daí, cada um dos cônjuges, experiências desafiadoras entre descobertas de novas paixões, decepções e ressignificações, o que levará a reflectir sobre as posições antes ocupadas na vida conjugal.
Na obra, o autor convida os leitores a viajarem na maré das imaginações e a buscarem, nas situações narradas, experiências que os possam ajudar a superar as adversidades da vida conjugal ou na luta em busca de um “amor certo”, tendo a obra como um farol, como considerou o coordenador do Clube de Leitura, Dilson Maria.
Segundo afirma, “A Casa Comum” é uma bela metáfora sobre os efeitos de uma constatação importante, aludida na epígrafe de Goethe, numa situação paradoxal em que “o que no passado atraiu um parceiro ao outro se tornou justamente o elemento que saturou o relacionamento”.
Tratar-se-á, diz o responsável, de um encontro literário no qual a discussão é “sem tabu” e sem “paixões” que vai permitir aos presentes analisarem cada ponto retratado na obra e discutir directamente com o autor os diferentes pontos de vista e curiosidades que as pessoas têm sobre a obra.
A conversa, com o também docente universitário, servirá ainda para a troca de ideias e análises em torno do desenvolvimeto do mercado literário angolano, com os leitores e autores a aproveitarem a ocasião para compreender um pouco a realidade do desafiante e competitivo mercado literário brasileiro.
Outras atracções artísticas
A par da “mesa-redonda” da literatura, o encontro será acompanhado de outras atracções artísticas, com destaque para música ao vivo, leitura em voz alta e declamação de poemas, spoken word e escrita criativa.
Com a duração de duas horas, o início do encontro está marcado para as 14h00, com entradas grátis, prevendo acolher mais de 100 pessoas entre clubes de leitura, leitores individuais, associações literárias, parceiros da Biblioteca Contr’Ignorância, autores e críticos literários.
Sobre o escritor convidado
Kaio Carmona é escritor, poeta e docente na Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto (UAN) e no Instituto Guimarães Rosa, em Luanda, Angola (ex-CCBA).
Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é autor de várias obras literárias, entre contos, poemas e romances encenados, com destaque para algumas obras muito conhecidas no mercado angolano, como “Para Quando” (pela Scriptum editora, 2017), “26 Poetas na Belo Horizonte de Ontem” (editora Fino Traço, 2020) e “A Casa Comum” (editora Quixote+Do, 2020).
Handyman – Clube de leitura
Trata-se de um espaço afecto à Biblioteca Contr´Ignorância, de promoção de encontros de leitores de uma mesma obra para que possam expressar suas opiniões e críticas sobre à referida obra lida, explorando vários ângulos de abordagens sobre ela.
Serve também de espaço para promoção de encontros que visam manter o contacto entre leitores e escritores, editoras, livrarias e afins, com o intuito de incentivar o gosto pela leitura e pelo livro enquanto objecto de valor material e imaterial.