O escritor angolano Nituecheni Africano tornou-se o grande vencedor da 25ª edição do prestigiado prémio literário FOX USA 2024 com o prémio de Melhor Autor, nos Estados Unidos, com a sua obra “O Recluso: O Princípio e o Fim de uma Injustiça”.
Com esta obra, Africano conquistou também o prémio de melhor livro de Romance Policial. Com mais de 5 milhões de votos, Africano superou o seu concorrente nigeriano, demonstrando não apenas talento literário, mas também um forte apoio dos leitores.
Além dos USD 16.000 em prémio, o escritor receberá 200 exemplares da sua obra, que serão publicados e distribuídos pela sede da Fox Corporation, adaptados pela Secret Films da Califórnia.
A vitória de Nituecheni Africano é histórica não apenas por ser o primeiro angolano e africano a receber esse reconhecimento, mas também por ocorrer num ano especial, marcado pelo “Fox Disee”.
O prémio, organizado pela Fox Premium e Strungh Book, destacou-se pela presença na final de escritores renomados, como Chigozie Obioma, da Nigéria. A premiação oficial está agendada para Agosto, em Midtown Manhattan, nos Estados Unidos.
Nituecheni Africano, com o seu percurso marcado por cinco obras literárias e quatro prémios internacionais, destaca-se como uma figura relevante na nova geração de escritores africanos, recebendo reconhecimento até mesmo na França, conforme destacado, recentemente, pela revista Lé Point.
O enredo do livro gira em torno de um jovem advogado que se depara com um caso de grande repercussão em Angola, onde a justiça parece obscurecer a verdade.
Demonstrando coragem e sagacidade durante o julgamento, o protagonista se destaca como defensor dos direitos humanos, enfrentando temas como abuso de poder, tráfico de influência e branqueamento de capitais, que reflectem a realidade africana contemporânea.