O escritor Vrackichakiri Abelardo é o convidado da próxima edição da “Noite de Poesia”, que se realiza amanhã, 25, no palco do Wyza Anfiteatro, na Fundação Arte e Cultura, em Luanda, para partilhar a sua experiência literária
No evento, cujo início está marcado para as 18 horas, o escritor abrilhantará o público com a sua mais recente obra literária intitulada “Cicatrizes do Silêncio”, visando proporcionar uma noite de “casamento perfeito” entre a literatura e a poesia.
Para o artista, o convite para partilhar a sua experiência literária com um público diversificado, para além de representar uma grande oportunidade de passar e adquirir conhecimentos, e experiências sobre os dois mundo artísticos, a literatura e a poesia, demostram também um importante gesto de reconhecimento do seu trabalho que visa expandir a cultura literária aos povos da região Norte do país.
“Primeiro, é gratificante e elevanos a estima sobre o nosso trabalho feito em prol da arte e cultura a nível duma parcela do país, no caso a província do Uíge. Sintome bastante agradecido pelo reconhecimento”, disse o artista.
Obra retrata vivências do dia-adia
Em relação à obra literária que tenciona partilhar com o público, Abelardo diz que se trata de um livro que aborda sobre as mais variadas situações do dia-a-dia do povo angolano, desde a privacidade dos direitos, a ausência da paz moral, a fome, as frustrações causadas pelos conflitos familiares, entre outros.
O escritor considera que a obra remete o leitor a uma reflexão profunda e interna sobre as suas falhas e imperfeições, convidando-o a redimir-se e dar o seu contributo em prol de uma sociedade mais sadia, humana e acolhedora. Ler a obra, diz o autor, “é entrar no coração e na alma de um jovem-homem que pretende buscar a remissão de seus pecados e as falhas, e que o encontra na noite e nas terras quentes”.
Com 110 páginas, a obra, de estilo poético, foi publicada em 2014, primeira edição, em Salvador no Centro Cultural Angola no Brasil, pela editora Omnira. Já a segunda edição foi publicada, em 2015, na VII Bienal do Rio, igualmente em território brasileiro, com a chancela da Editora TM.
Outras atracções
A par da literatura, o evento agendado para a noite de Quarta-feira, 25, vai contar com momentos de recital de poesias, atracções musicais e exibição de uma peça teatral.
Fazem parte do painel de convidados para a IX edição da “Noite de Poesia” os poetas e poetisas África Gomes, Joparte, Télvia Silva, Wilma Diogo, Herculano Numa, Emília Comena, Sangano Kiluanji e outros.
Do lado das atracções musicais, vão subir ao palco do Wyza Anfiteatro os músicos e intérpretes Jovaldo Falne da Piedade e Rodeth dos Anjos. Já a exibição teatral estará a cargo do colectivo teatral dos Jovens da Mulemba.
Sobre o escritor
Vrackichakiri Abelardo é editor, escritor, poeta, jornalista, director do Portal de Informação do Uíge e da Cultura Kongo, e presidente do movimento literário Viv’Arte Uíge.
Apresentador da rubrica “Arte Viva” da Rádio Uíge, Abelardo é membro efectivo e co-fundador da Associação Provincial de Teatro do Uíge (APTU), onde exerce o cargo de coordenador para a análise de textos literários e obras de teatro e impulsionador da poesia e literatura angolanas no Uíge.
Firma-se também como líder juvenil e delegado provincial de Brigada Jovem de Literatura de Angola naquela província da região Norte do país.