A mostra, inserida na comemoração do 45º aniversário da ENSA- Seguros de Angola, visa homenagear os fazedores, promotores de arte e os responsáveis pelos mais de 30 anos de existência do Prémio ENSA ARTE
Uma exposição, envolvendo obras de artistas vencedores das edições anteriores do Prémio ENSA ARTE, da ENSA Seguros de Angola S.A, será realizada entre os dias 20 de Abril e 7 de Junho, no Museu da Moeda Banco Nacional de Angola, em Luanda.
A mostra, inserida na comemoração do 45º aniversário da referida instituição, visa homenagear os fazedores, promotores de arte e os responsáveis pelos mais de 30 anos de existência do Prémio ENSA ARTE.
O galardão, voltado às artes plásticas, é de caris nacional, com periodicidade bienal, tendo como destinatários jovens criadores de obras de escultura e de pintura que protagonizam as tendências estéticas das duas modalidades, ao qual se associa uma terceira recente, a cerâmica.
O Prémio ENSA ARTE, considerado uma referência no panorama das artes plásticas em Angola, foi instituído em 1991, data que deu origem ao concurso “ENSA de Pintura”, a partir de uma exposição de sete pintores angolanos, dos quais Viteix, primeiro artista premiado, Henrique Abranches, Augusto Ferreira, Jorge Gumbe, António Ole, Telmo Vaz Pereira e José Zan Andrade.
O galardão, que por sinal é o reflexo artístico da identidade angolana nas categorias de pintura, escultura, agora com a cerâmica incluída, é uma qualidade inquestionável ao nível nacional e já ultrapassou fronteiras, tendo chegado a uma das maiores montras de artes plásticas do mundo, a Bienal de Veneza, em 2013.
Gerações
Actualmente, a colecção da ENSA inclui pintores da velha geração como Viteix, António Ole, Tomás Vista, Van, Jorge Gumbe, Masongi, MpandaVita, Augusto Ferreira, Délio, Ndunduma, Marcela Costa, Zan Andrade, Telmos Vaz Pereira, Paulo Jazz, Raúl Indipwo e kyel.
Da geração Intermédia, destacam-se António Gonga, Mayembe, Quissanga, Nunes, Luandino, Etona, Mampwia, Kiana, Hildebrando, Fineza Teta, Vitó Texeira, Peregrino Santana, Pina, Pedro Dala, Tchombé, Pierre, Tchivinda, Miguel Gonçalves, Ntangu, Álvaro Macieira, Sabby e Dafranca.
Já em relação à nova geração, integram a lista os artistas Sozinho Lopes, Ventura, Zizi, Sónia Lukene, Marcos Kabenda, Lino Damião, Kamutu, Landa Yeto, Vemba,Toko, Ângelo de Carvalho, Mayomona Vua, José dos Santos, Kapuka, Kioni, Sidónio, Luís Domingos e José Mununga.