Com o objectivo de promover e estimular a paixão pela literatura no seio juvenil, o Clube de leitura “Jovens que Lêem” realiza no próximo Domingo, 27, na cidade do Saurimo, província da Lunda Sul, a II edição do ‘Café Literário’
Sob o lema “Para a sociedade que eu quero, este é o meu contributo”, o evento, que terá lugar na Mediateca do Saurimo, a partir das 15 horas, tenciona congregar dezenas de jovens para partilha de ideias e conhecimentos sobre literatura, bem como uma análise em torno do mercado literário daquela província a Leste do país.
Segundo Erson Rade, porta-voz do encontro, nesta edição o encontro visa abordar não apenas questões ligadas à literatura, mas também à música, poesia, artes plásticas e outras áreas artísticas que os jovens daquela cidade tencionam abraçar.
“Neste encontro, pretendemos partilhar, entre jovens, conhecimentos relacionados não apenas com a literatura, mas com a arte no geral.
Teremos temas sobre música, artes plásticas, poesia e outras áreas relacionadas”, disse o também escritor.
O responsável adiantou que no referido encontro se tenciona lançar um olhar reflexivo em torno do resgate dos valores da literatura africana, sublinhando ser de suma importância que a juventude ganhe o hábito de consumir literatura do continente-berço “para melhor compreensão da história e cultura dos nossos povos”.
Escritores locais entre os convidados
Segundo ainda o porta-voz do evento, o “Encontro Literário” é também uma das formas de promover a literatura local, dando espaço e oportunidade para que os escritores daquela província exponham as suas obras e possam partilhar com o público leitor as suas visões sobre o mercado literário local e nacional.
Para tal, explica, estão convidados alguns escritores conceituados localmente, como Brigitte Caferro, Alves Chaxe, Osvaldo de Sá e o próprio Erson Rade, autor do livro de contos “O menino de rua que queria viver numa prisão”.
O encontro, acrescenta, vai permitir uma maior interação entre escritores experientes, emergentes e jovens promissores que pretendem abraçar a vida literária como uma escolha pessoal e profissional.
Sobre o encontro
O ‘Café Literário’ é um encontro realizado, mensalmente, na cidade do Saurimo, que visa promover a literatura local, bem como incentivar os jovens a cultivarem o hábito e paixão pelos livros.
A I edição teve lugar na mesma Mediateca, no passado dia 28 de Maio, do corrente ano, e contou com a participação de mais de 50 jovens, entre escritores, poetas, artistas plásticos e público leitor.