No dia do seu aniversário, 2 de Janeiro, o “Rei” da música angolana, Elias Dya Kimuezo, foi homenageado por ocasião dos seus 88º aniversário
A homenagem foi uma iniciativa do músico Fiel Constantino “Didi”, em coordenação com outros artistas, familiares e amigos do rei, que incluiu um almoço de confraternização.
Neste momento de confraternização esteve presente a participação do secretário para as Relações Exteriores do MPLA, Manuel Augusto, e da administradora municipal do Kilamba Kiaxi, Naulila André, esta última que entregou um quadro fotográfico como reconhecimento da municipalidade.
O evento, realizado na residência do Rei, situada no Projecto Nova Vida, incluiu a interpretação de várias músicas de Elias Dya Kimuezo, autor de “Pangue Iami” e de “Kalumba”, nasceu a 2 de Janeiro de 1936, no Bairro Marçal, em Luanda.
De nome Elias José Francisco, começou a sua carreira artística em 1950, no grupo “Ginásio”, como compositor. Em 1956, apareceu como intérprete e tocador de bate-bate, no conjunto Kizomba, do município do Sambizanga.
Na época, Elias Dya Kimuezo fundou o conjunto Dikindus, constituído por operários fabris. Era o vocalista principal.
Consagrado o Rei da música angolana, pelo Centro de Informação e Turismo de Angola, Elias Dya Kimuezo destaca-se pela forma natural de cantar na língua nacional kimbundo.