Apelidado “rei da Kizomba”, o músico, produtor e compositor, Eduardo Paim, está a preparar um concerto musical exclusivo a ser realizado no dia 29 do corrente mês, no Palácio de Ferro, para celebrar o seu sexagésimo aniversário natalício, dos quais 48 dedicados à música.
Sem avançar detalhes sobre se vai ou não contar com artistas convidados que vão consigo dividir o palco, o músico disse que será um concerto simples, destinado a um público restrito, mas repleto de música de alta qualidade, prometendo entreter os presentes com honra e prestígio, algo característico de sua performance artística.
“Será um momento de celebração, são 60 anos de idade, 48 dedicados à música, então trago aquilo me catapultou para o ponto em que estou até agora para prestigiar aqueles que me vão honrar com suas presenças”, avançou o artista em declarações ao OPAÍS. Eduardo Paim assegurou que vai levar ao palco do Palácio de Ferro os temas musicais que mais marcaram o seu percurso musical, assim como alguns que fazem parte do seu novo álbum que prevê disponibilizar dentro de algumas semanas, sublinhando que, como habitual, tenciona dar aos seus fãs o melhor da sua arte.
Temas como “Rosa baila”, “são saudades”, “a minha vizinha”, “coração partido”, “esse madié”, “morena de Angola” e outros farão parte do leque de músicas que o artista garante brindar o público com o concerto que, para o artista, servirá de viagem ao passado, matando as saudades das músicas que o projectaram e o mercado musical angolano.
“Talvez duas músicas do meu novo álbum sejam apresentadas neste, mas eu sei que as pessoas que vão aparecer vão preparadas para reouvir aquelas canções históricas que me trouxeram até este nível e, no meio, talvez venha uma ou outra canção do álbum mais recente para requintar o ambiente”, frisou.
Repertório musical
Eduardo Paim nasceu a 13 de Abril de 1964, em Brazzaville, República do Congo, ou também conhecido como Congo Brazzaville. Prestigiado músico angolano, exerceu uma grande influência no circuito musical angolano na década de 80, surgindo no início da década de 90 em Portugal como um dos mais influentes criadores do género musical conhecido como Kizomba, ganhando o título de “Rei da Kizomba” e popularizado como “General Kambuengo”.
No panorama musical, Eduardo Paim conta com dezenas de músicas de sucesso que revolucionaram o mercado nacional, fruto de várias obras discográficas, nomeadamente “Luanda minha banda” (1990), “Do Kayaya” (1992), “Ainda há Tempo” (1995), “Mujimbos” (1998), “Maruvo na Taça” (2006), “Kambuengo” (2014), “Etu Mu Dietu” (2015), e “Maruvo Na Taça” (2015) e vários singles, estando agora a preparar o lançamento de um novo álbum a ser disponibilizado ainda este mês