Com início marcado para as 14 horas, a “aula magna” histórico-cultural é realizada com o propósito de estimular a partilha de conhecimentos sobre a cidade capital, seu percurso e o processo de transformação desde a era colonial aos dias de hoje, trazendo como palestrante uma figura incontornável não apenas da música, como da cultura de forma geral.
Além de músico, Don Caetano desempenha a função de coordenador-adjunto da Galeria do Semba, do Centro Recreativo Kilamba, situado no município do Rangel, por esta razão é convidado a partilhar com o público histórias que retratam a transformação de Luanda e do seu povo, assim como os hábitos e costumes que acompanham a transformação global ao longo dos anos.
Com entrada gratuita, o encontro visa proporcionar um espaço de aprendizado e interação cultural, onde os mais jovens terão a oportunidade de adquirir conhecimentos e tirar as suas dúvidas e curiosidades a respeito da evolução da capital do país e a sua transformação sociocultural, como assegurou a este Jornal, o coordenador da actividade Clodovil Henriques.
“O propósito deste encontro é reunirmos várias pessoas para a partilha de conhecimento sobre a nossa cidade. Uma vez que ela vai completar 449 anos, achamos ideal realizar um espaço de partilha de conhecimentos, trazendo aqui uma figura notória da nossa cultura”, disse o também porta-voz da Fundação Arte e Cultura.
Por outro lado, de acordo com Clodovil, o encontro tenciona também criar um intercâmbio artístico entre a sua fundação e a Galeria do Semba, visando a partilha de ideias e quiçá a realização de actividades conjuntas voltadas à promoção da cultura e das artes. “Com esta iniciativa, buscamos destacar a importância da colaboração cultural na preservação e promoção da rica herança da nossa cidade capital”, reforçou o porta-voz.
Outras atracções
Além da aula magna, que é o ponto fulcral, o encontro vai contar ainda com outras atracções artísticas como música, poesia, pintura, demonstração de desfile de moda e momentos de degustação de alguns quitutes preparados pelos alunos da escola de artes da Fundação.
O workshop “Conhecer Luanda”, segundo o porta-voz, é um espaço de promoção do conhecimento e de intercâmbio cultural e artístico, voltado à valorização e preservação da herança cultural de Luanda.
O encontro vai também servir de “palco” de interação inter-geracional, onde os mais novos e jovens terão a oportunidade de vivenciar uma experiência única para explorar a história, a cultura e o papel fundamental que Luanda desempenha na preservação da identidade cultural nacional.
Fundação da cidade de Luanda
A cidade de Luanda vai completar 449 anos de existência no dia 25 do corrente mês. A mesma foi fundada em 1576, pelo explorador português Paulo Dias de Novais, antigo governante da coroa portuguesa. Aquando da sua fundação, a cidade foi baptizada com o nome de “São Paulo de Assunção de Loanda”.
Fruto da nova Divisão PolíticoAdministrativa, Luanda conta actualmente com 16 municípios, nomeadamente Kilamba, Hoji-ya-Henda, Viana, Mulenvos, Mussulo, Camama, Samba, Maianga, Rangel, Sambizanga, Kilamba Kiaxi, Talatona, Belas, Cazenga, Cacuaco e Ingombota. Tem como seu governador provincial Luís Manuel da Fonseca Nunes.