O documentário “Razões Africanas”, que explora a influência da diáspora africana na formação de três importantes ritmos musicais: Blues, Rumba e Jongo, será exibido, pela primeira vez em Angola, no dia 1.º de Novembro, pelas 18 horas, no Instituto Guimarães Rosa, ex Centro Cultural Brasil-Angola, em Luanda.
O filme, de autoria do brasileiro Jefferson Melo, segue a jornada de três personagens em seis países (Angola, RDC, Cuba, EUA, Brasil e Mali), revelando as origens africanas comuns a esses estilos musicais que se espalharam pelo mundo.
Segundo a sinopse, a viagem começa em Angola, na província do Huambo, com o grupo Katyavala que “perfila” entre as organizações culturais femininas que mais se destacam na promoção da música e dança tradicionais da região do Bailundo.
O roteiro acompanha a trajectória do Congo, que ganha o mundo na rota dos navios dos negros, passando pelo Brasil, EUA e Cuba, além das regiões do Congo e do Mali, que juntos integram vários países da África francófona.
Para a produção do documentário, Jefferson Melo trabalhou com parceiros e equipa técnica locais, nativos de cada um desses países, para valorizar cada ponto de um enredo que envolve a história, a questão da reparação, do racismo e sequestro dos africanos.