O documentário “Alberto da Costa e Silva, Filho de África”, dos realizadores brasileiro Ricardo Vilas e a cidadã francesa Stephanie Malherbe, vai ser exibido hoje, 18, a partir das 18h00, no Arquivo Nacional de Angola (ANA).
O documento retrata a vida de um dos maiores especialistas no Brasil e no mundo, da História da África, o Alberto da Costa e Silva, que faleceu no passado mês de Novembro.
Como tem sido semelhante em vários eventos do género, após a projecção da película, os realizadores vão estar em contacto com o público presente para um momento de debate em torno da produção do trabalho.
A película foi produzida pela Conexão África Produções e contém depoimentos de Lilia Schwarcz, Franklin Martins, Nei Lopes, Muniz Sodré, Nélida Piñon, Haroldo Costa, Martinho da Vila, e dos filhos Elza, António e Pedro Miguel da Costa e Silva, com duração de 52 minutos.
Foi estreado na Academia Brasileira de Letras (ABL), com Alberto da Costa e Silva, ainda vivo, em 2019. No documentário, o historiador, poeta e diplomata fala sobre a sua trajectória e obra.