O livro congrega 35 poemas escritos em 52 páginas, divididos em duas estações que são tidas de grande riqueza simbólica, por retratar a vida e as suas diferentes circunstâncias, que nos convidam à reflexão sobre a nossa sociedade num ambiente de amor, fé e esperança.
De igual modo, nesta obra, que será apresentada pelo escritor John Bela e pelo prefaciador Fernando Dhyakafunda, o autor retrata o modo de vida simples e próxima da natureza, exaltando as belezas do campo e os nossos costumes.
Mbeu Yo Feka, em conversa com este jornal, avançou que na primeira parte destaca o encanto, do transcendental e do inefável da vida bucólica, enquanto na segunda poetou e versificou a angústia.
“Falei da angústia por que passa o pomar de gente que chafurda no mar do desencanto. Cantei a dor e o amor, poetei a beleza e o amor feminino, como essência da existência.
Falamos da vida como uma viagem no tempo em busca do tempo”, disse o também filósofo. No fim, disse o autor, o livro apresenta poemas que nos convidam à reflexão, no sentido de nos reencontrarmos em diferentes circunstâncias da vida, ao ir ao encontro da essência do homem. Poemas estes que, referiu, nos ajudam a olhar para a nossa sociedade actual.
“Também encontramos na palavra a mística que nos convida a encontrar o outro e mensagens animadas pelo ritmo e transfiguradas pela metáfora”, sublinhou.
Questionado sobre a motivação para escrever esta obra, disse que foi movido por um desejo antigo, de deixar um legado, ensinar e compartilhar a sensibilidade de ver em coisas pequenas um elemento de grandeza.
Para maior proximidade com os leitores nos vários pontos do país, Mbeu Yo Feka deseja apresentar a referida obra nas províncias do Huambo, Benguela e Huíla. Ao falar de próximos trabalhos, avançou o lançamento de duas novas obras literárias no próximo ano.
O autor
Mbeu yo Feka é pseudónimo literário de Gregório Ângelo Chiyo, natural de Canhe Grande, província do Huambo, membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola, desde 2008.
Concluiu o curso superior de Filosofia no Seminário Maior de Cristo-Rei do Huambo. Frequentou o curso de Direito na Universidade Católica de Angola e Óscar Ribas, respectivamente. É estudante universitário pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, na especialidade de ensino da Língua Portuguesa (ISCED-Luanda).