A directora do Gabinete Provincial da Cultura em Benguela, Rosa Chitali, confirmou a participação dos grupos carnavalescos mais titulados do Lobito, apesar dos problemas com a sua preparação
A responsável respondia às preocupações segundo as quais o grupo Luz e Água, além de não ter recebido o prémio a nível do município, até ao momento não tem apoio dos seus habituais patrocinadores, nomeadamente a ENDE e a EPASB, o que impossibilita a sua preparação.
Já o grupo Unidos do Lobito garante a sua participação, apenas na fase provincial, por terem recebido o prémio da província, no ano passado.
Este ano, o desfile provincial do Carnaval terá lugar no dia 13 de Fevereiro de 2024. Rosa Chitali assegurou que o Gabinete da Cultura está a acompanhar esses assuntos, através da comissão municipal do Carnaval no Lobito e até ao momento não recebeu informações a respeito.
“Tomamos nota e vamos apurar o que se está a passar, porque será uma pena se esses grupos não participarem”, afirmou com preocupação.
“Os grupos sabem que devem prepara-se assim que termina a época do Carnaval, principalmente na questão dos patrocínios, porque as empresas têm as suas planificações orçamentais”, afirmou.
A directora disse, por outro lado, que a comissão provincial do Carnaval não deve nada em termos de prémios do ano passado. Relativamente às acções já realizadas, informou que o júri para a fase provincial já recebeu a sua formação, assim como os grupos, tanto das zonas Norte e Sul, como os do litoral, porque “ainda há alguns que têm dificuldades em apresentar-se no dia do desfile”.
Quanto ao apoio institucional, avançou que vai cingir-se apenas na transportação dos grupos vencedores da fase municipal para a provincial, para o local da competição, a realizar-se no espaço adjacente ao Estádio da Ombaka. Sobre a quantidade de grupos para a edição 2024, disse depender do desfile municipal que terá lugar no dia 11 de Fevereiro.
“Depois de cerca de três anos sem a festa do Carnaval devido à Covid-19, este ano queremos antecipá-la com a montagem de barracas de comes e bebes e música para proporcionar mais animação à maior manifestação cultural do país”.
Edição passada
Na classe A, o grupo carnavalesco Bloco Amarelo foi o grande vencedor, ao totalizar 1.526 pontos, no recinto exterior do Estádio Nacional de Ombaka.
Na segunda posição ficou o Unidos do Lobito, que somou 1.357 pontos, enquanto na terceira posição ficou o grupo Unidos da Catumbela, com 1.302 pontos.
Já na classe infantil, o vencedor foi o grupo carnavalesco Unidos do Lobito, que totalizou 1.241 pontos. O segundo lugar foi ocupado pelo grupo Os Candengues dos Malambas da Zona C, em Benguela, com 1.158 pontos.
Na terceira posição quedou-se o grupo Vilmar e Filhos, com 1.135 pontos que levou, igualmente, para a sua galeria, o troféu de melhor comandante, com 204 pontos, e de corte.