O crescente interesse de jovens pelo jazz, um factor que tem contribuído para a sua promoção e consolidação no mercado angolano e não só, foi enaltecido pelo mentor do projecto “AngoJazz”, Dimbo Makiesse.
Dimbo Makiesse, que falava à Angop, no âmbito da realização do festival de jazz “Blue Night”, a decorrer amanhã, em Luanda. Referiu que actualmente muitos jovens angolanos se deixam tocar por esta manifestação artístico-musical.
“O jazz está cada vez mais presente no mercado musical angolano, razão pela qual, no âmbito do projecto Angojazz, temos promovido workshops e aulas nos ateliers para a sua dinamização”, salientou.
Sublinhou que o jazz em Angola tem futuro, em função dos ritmos e linhas melódicas presentes em diversas canções. “Como exemplo, podemos citar o Liceu Vieiras Dias, Lourdes VanDúnem, Belita Palma, os Kiezos, entre outros, cujas músicas contêm elementos do jazz nos ritmos sincopados da massemba”, asseverou.
Em relação ao festival “Blue Night”, fez saber que o evento visa celebrar a liberdade dos negros americanos oprimidos no passado e vai juntar os precursores do jazz em Angola, como Dodó Miranda, John Canga II e o grupo Tuapandula Singers.