O descerramento das actividades em alusão ao Dia da Cultura Nacional acontece hoje, às 9 horas, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, que culmina com a realização de distintos eventos, em todo o país
O acto central terá lugar em Luanda, no dia 8, data em que se assinala a efeméride, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, às 10 horas, com a presença de distintas indivualidades, entre eles os players do sector cultural.
As jornadas que decorrerão até 31 deste mês, contemplam temas musicais, recital de poesia e a tradicional outorga de diplomas de mérito aos artistas que contribuem no desenvolvimento da Cultura Nacional estarão em destaque.
“Vamos certificar alguns artistas, homens de cultura, que se evidenciaram pelas suas actividades durante o ano transacto. Claro que foi um ano difícil, da pandemia, mas assim vamos proceder”, disse o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, durante uma entrevista à imprensa, realizada recentemente.
Para celebrar a data serão ainda realizadas visitas ao antigo edifício do Ministério da Cultura, Museu de Historia Natural, Instituto Nacional de Indústrias Culturais, Museu de Antropologia, Museu da Escravatura e entre outros espaços de interesse e valor cultural e turístico.
A delegação composta para o efeito vai ainda visitar o Gabinete do Ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, assim como o do ministro do Ensino Superior, o do director do Museu de Antropologia, e outros espaços desta dimensão. Para maior diversificação das acções celebrativas são realizadas duas mesas redondas, sob o tema “O Carácter Sociológico da Poesia de Agostinho Neto” e “A Estética Literária na Poesia de Agostinho Neto”, na União dos Escritores Angolanos, dirigido pelo Doutor Paulo de Carvalho e Abreu Paxe, respectivamente.
Nas demais províncias, relativamente à celebração da efeméride, entre outras acções, consta a realização de visitas ao gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.