O descerramento previsto para às 15h00, com discurso de boasvindas da governadora Filomena Elizabete Chitula Miza Aires, seguir-se-á de uma palestra sobre a cultura Cokwe, com o tema “Laços históricos e rituais comuns do povo Luanda-Cokwe”, às 16h00.
Por volta das 17 horas será feita a inauguração da exposição de artesanato, gastronomia e instrumentos musicais da região. Durante o dia, haverá ainda a realização de outras palestras sobre a cultura Cokwe, assim como actuação musical com Ginzamba Justino, acompanhado com os artistas locais. Nos outros dias, serão ainda realizadas outras actividades artísticas/culturais.
O festival surge com o objectivo de levar a cultura angolana mais longe, alertando para a necessidade urgente de preservar e revitalizar a cultura Lunda-Cokwe, envolvendo comunidades, parceiros e meios de comunicação, para que as tradições não se percam na modernidade.
Organizado pelo Governo Provincial da LundaNorte, com o patrocínio da Endiama, visa promover a cultura Lunda-Cokwe através de três dias de celebração cultural, com artistas, grupos tradicionais e demonstrações da rica herança da região.