A qualidade do show “especial fim de ano” de Matias Damásio realizado e transmitido, na última Quinta-feira de 2023, pela TPA, virou motivo de polémica devido a uma crítica feita pelo comunicólogo e sociólogo Celso Malavoloneke, na sua página de facebook.
Insatisfeito com a qualidade do evento, que decorreu no Centro de Convenções de Talatona, descreveu-o como sendo um espectáculo sem brilho e sem inovação.
Celso Malavoloneke justificou, a sua opinião, afirmando que o músico cantou as mesmas músicas de há 20 anos, “desafinanços e pouca criatividade, é o que me parece estar a ser o chamado tradicional espectáculo de Matias Damásio para a TPA”.
O comunicólogo referiu ainda que sempre defendeu que a TPA deveria convidar o artista que tivesse “batido” mais em cada ano. Também, para que não fizesse de Matias Damásio com os seus requentados uma espécie forçada de Roberto Carlos de Angola.
Diante desta situação, aconselha ainda a organização para que, na próxima chamem o Yuri Simão para produzir o espectáculo, já que o considera como o melhor da actualidade.
Descontentes com a crítica, vários internautas e figuras públicas saíram em defesa de Damásio. O músico Eddy Tussa, usando as suas redes sociais, classificou tais pronunciamentos do sociólogo desrespeitosos, considerando desnecessário, principalmente pelo facto de, no seu ponto de vista, Matias Damásio ser apontado como um dos melhores músicos dos PALOPs.
“Essas faltas de respeito aos músicos já está a se tornar um absurdo desnecessário.
Não sei qual é o problema de algumas pessoas que, a meu ver, estão ligadas a outras pessoas invejosas que nunca estão satisfeitas com o sucesso dos outros”, frisou. Acrescentou de seguida que “nunca vi isto em outra sociedade no mundo.
Precisamos realmente de nos rever. Matias Damásio é um dos melhores artistas dos PALOP e um dos cantores mais talentosos que temos, que nos representa muito bem lá fora e que devia nos orgulhar a todos”.
Em reacção ao comentário de Eddy Tussa, Celso Malavoloneke desabafou: “Puto Eddy Tussa, você já tem muito que tossir com as suas próprias makas. Fique descansado, ninguém lhas inveja”.
“Show da Yola é um regalo de alma”
Diferente de Matias Damásio, Celso Malavoloneke considerou o show da Yola, no dia 31 de Dezembro de 2023, emitido pela TV Zimbo, durante a passagem de ano, como sendo um regalo de alma, onde tudo esteve na justa medida: luz, som, voz e coros.
“Depois daquele pastelão que o Matias Damásio nos deu a tragar, este show da Yola [Semedo] é um regalo de alma: tudo na justa medida: luz, som, voz e coros”, frisou.
Fazendo uma descrição do mesmo, afirmou que as falas entre as músicas e os diálogos com a plateia estavam “cheios de sabestania”. “Cores mais quentes, amarelos, brancos e dourados transmitem um ar de alegria”, considerou.