A eleição da “Estrela de Icolo e Bengo 2023”, no concurso de caça-talentos, serviu para encerrar as actividades culturais e recreativas no Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto no último fim-de-semana
O concurso realizado no Anfiteatro do Centro Cultural, no referido município, teve como grande vencedor o músico gospel Fernandes Tomás Cambimbia, conhecido artisticamente como Fernandes HD, eleito pelo público através de um processo de votação, que apresentou uma canção da sua autoria.
Como prémio, o músico vai merecer o patrocínio e agenciamento durante um ano, a entrega de uma bolsa de estudo comparticipada, um lote de terra para a construção da casa própria, entre outros.
O vencedor deste concurso que estreia no município de Icolo e Bengo, como o normal, disse estar feliz pela conquista que, certamente, vai impulsionar a sua carreira musical.
Fernandes HD aproveitou o momento para agradecer aos munícipes , assim como o corpo de jurado por terem acreditado no seu potencial.
“Obrigado pela oportunidade que me deram, para poder passar nessa entrevista. Só tenho a agradecer a Deus Todo-Poderoso, porque não foi fácil ser a estrela num concurso como este.
Não foi fácil, não foi fácil… Onde houve muitas categorias musicais, é de agradecer a direcção do Centro Cultural”, disse. Os concorrentes foram avaliados em oito categorias, a de Gueto Zouk, Música Gospel, Afro House, Kuduro, Música Acústica, Poesia e Dança, neste evento que visa a descoberta de novos valores nas áreas de cultura e artes, onde elegeu-se o grande vencedor.
O director artístico do concurso, o músico Chilola de Almeida, disse que o vencedor esteve bem, um dos candidatos mais votados a nível do site do Conselho Municipal da Juventude (CMJ).
Considerando Fernandes HD como um dos artistas com uma performance espectacular, que teve uma actuação bem conseguida e destemida que mereceu a confiança do júri e o aplauso de todos os presentes na sala.
“E, então, sentimos que os internautas do Icolo e Bengo também envolveram-se. Agradecer os presentes na sala que prestigiaram o evento e permitiram que os concorrentes sentissem à vontade. Dali que tiveram brilhante actuação.
Dizer que o concurso conheceu a primeira edição e foi espectacular”, explicou. O também chefe municipal de promoção do Turismo e Cultura da administração do Icolo e Bengo agradeceu aos empresários locais, e outras pessoas e entidades ligadas ao sector cultural pelo apoio prestado nesta edição do concurso.
Confiante, avançou que continuarão a trabalhar para que no próximo ano haja uma segunda edição do concurso. “Muito obrigado, obrigado a todos, obrigado Angola e obrigado Centro Cultural, mais uma vez, por me ter conferido esta confiança de promover, de forma conclusiva, um evento que visou encerrar as festividades culturais recreativas do centro e do município”, disse.