A II edição do concurso de poesia “Nakarumbo”, que vai ser realizada a 27 de Abril do corrente ano, retorna ao centro das atenções na província da Lunda-Norte, com a participação de poetas de vários pontos do país
Promovido pela Associação Akweze Kanhamenu, o concurso visa fortalecer ainda mais o talento e a criatividade dos participantes, consolidando-se como uma plataforma vital para os poetas e declamadores angolanos.
Segundo Cairo Cimenta, Coordenador Geral do evento, o concurso retorna após um ano de pausa para aprimorar a preparação e mobilização de recursos, tido como o maior encontro de declamação e celebração da literatura na região Leste de Angola.
“Este ano, a edição conta com um número de inscritos que superou as expectativas, reunindo poetas de várias províncias, o que amplia o impacto do evento a nível nacional.
Além disso, os recursos e os prêmios foram significativamente ampliados, tornando esta edição ainda mais especial”, referiu.
Em termos de premiação, explicou, o primeiro classificado vai receber 100 mil kwanzas e um curso técnico profissional no Centro de Formação Nassonspop; enquanto o segundo, 60 mil kwanzas, e o terceiro, cinquenta mil kwanzas.
Este evento tem por objectivo promover a poesia como forma de expressão artística e cultural, proporcionando oportunidades para que escritores e declamadores divulguem seu talento.
De igual modo, ser reconhecido como o maior e mais prestigiado evento de poesia da região Leste do país, com a ambição de expandir para níveis nacional e internacional, conectando poetas e públicos de diferentes origens e criar uma plataforma sustentável para a valorização da poesia e o incentivo da leitura, da escrita e da declamação entre jovens e adultos.
Pela sua relevância, Cairo Cimenta considera que, mais do que um concurso, o Nakarumbo é um movimento de resistência cultural e literária na Lunda-Norte.
Com a chegada da II edição, disse, as expectativas são altas para mais uma tarde memorável de palavras, sentimentos e criatividade.
“Ao dar voz a talentos emergentes e fomentar o gosto pela poesia, a Associação Akweze Kanhamenu reafirma seu compromisso com a promoção da literatura e da arte como formas essenciais de expressão e identidade.
Histórico do projecto
Em 16 Setembro de 2023, a Iª Edição do Concurso Provincial de Poesia Nakarumbo reuniu dezoito poetas e amantes da poesia da região, proporcionando uma plataforma única para a partilha de talentos, emoções e a paixão pela escrita.
O nome “Nakarumbo” faz referência a um dos rios mais emblemáticos da província, classificado entre as Sete Maravilhas de Angola, simbolizando a rica cultura e história local.
A Associação Akweze Kanhamenu é a força motriz do concurso “Nakarumbo”. Fundada com o objectivo de promover a cultura, a cidadania e os direitos humanos, a associação tem desempenhado um papel fundamental na valorização da arte e da literatura em Angola.
Comprometida com o desenvolvimento comunitário, ela enxerga na poesia uma poderosa ferramenta de empoderamento e de expressão da identidade cultural.