O projecto, que vai decorrer até sábado, 08, é promovido pela ONGAccão Humanitária Angola Unida, visa contribuir para a formação das crianças através dos concursos de leitura, declamação e conto de estórias, com o intuito de incentivar as crianças a ganhar o gosto pela leitura.
Segundo o porta-voz do projecto, professor Belarmino, o mesmo vai contar com cerca de 120 concorrentes, sendo que os alunos da 1ª,2ª e 3ª classes vão participar no primeiro dia da actividade, enquanto os da 4ª, 5ª e 6ª vão concorrer no segundo dia. Para cada dia, explicou, serão classificados 15 participantes, o que vai perfazer 30 na fase final.
“A nossa meta é ter cerca de 12 finalistas, que receberão como prémios uma mochila escolar e matérias didácticos,” afirmou o porta-voz. Mangel Faria, membro da organização, avançou que todos os alunos das diversas escolas primárias, do Distrito Urbano do Rangel, com idades compreendidas entre os 6 aos 14 anos, estão habilitados a participar deste concurso do saber, do aprender e, sobretudo, do praticar.
As actividades que terão a duração de dois dias contarão com a participação da administradora do município de Luanda, Milca Caquesse, que dará as boas vindas aos participantes, fazendo também o encerramento da actividade.
O discurso de abertura estará ao cargo do chefe da Delegação Municipal da Educação, Leonardo Leitão, que vai fazer a leitura do regulamento do concurso elaborado pela organização. Haverá ainda momentos culturais, de músicas e de danças.
O projecto é desenvolvido no âmbito do memorando da requalificação das escolas do Distrito Urbano do Rangel, uma iniciativa da comunidade local, sob a promoção e patrocínio da Fundação Obrabella.
O mesmo engloba uma serie de deveres desenvolvidos em parceria com a administração local, numa vertente social, no ambiento da higiene, patriotismo, cidadania e solidariedade. A 1ª edição do projecto foi realizada em 2020, com apenas um único vencedor.