Com oito concorrentes que disputaram a final, o concurso teve por objectivo despertar o talento musical no seio da juventude daquela igreja, bem como animar, entreter e evangelizar a comunidade juvenil, tendo a música como instrumento de evangelização e de comunhão entre os fiéis.
Segundo a porta-voz do concurso, Graciana Baptista, o objectivo fundamental do concurso foi reunir condições para a dinamização da juventude do centro, assim como o despertar de talentos entre jovens, sem perder a matriz da igreja que é pautada pela vivência em comunhão e evangelização.
“Tendo em conta aquilo que é o objectivo da comissão juvenil de engajar a juventude naquilo que é o cariz da nossa igreja que é espalhar o evangelho, manter a juventude viva em Cristo, decidimos realizar um concurso que desse voz aos irmãos talentosos porque a música também é uma forma de evangelizar até porque ‘quem canta reza duas vezes’, como dizia Santo Agostinho”, afirmou a secretária da comissão organizadora.
A mesma avançou que o concurso, que vai na sua primeira edição, arrancou com mais de 30 concorrentes inscritos, mas, depois de um processo de selecção e avaliação, apenas oito candidatos, entre os quais sete raparigas (incluindo uma dupla) e dois rapazes, conseguiram chegar até à fase final.
Vencedores do concurso
O primeiro do concurso de canto gospel daquela paróquia foi conquistado pela jovem Marlene Maquelo, que interpretou o tema “Nas asas do Senhor” do padre brasileiro Fábio de Melo.
Em declarações ao OPAIS, a jovem de 23 anos de idade, afirmou que já estava confiante que estaria entre os três vencedores, no entanto, agradeceu ao jurado pela distinção e sublinhou que representa para si o começo de mais uma jornada que almeja abraçar com responsabilidade e determinação.
“Confesso que já esperava que fosse escolhida entre os três vencedores, mas não imaginava que eu seria a grande vencedora porque estiveram concorrentes muito fortes a competir.
Mas de qualquer forma estou feliz e muita agradecida pelo prémio. Este prémio representa para mim o começo de um caminho que pretendo fazer com toda a responsabilidade e determinação”, afirmou a jovem. Interpretando “La voce di Maria” da dupla Roberta Torresi e Paolo Bisonni, Olga Calombe foi a segunda classificada, ao passo que Victoria Gonga, interpretando o tema “Deserto”, da cantora brasileira Maria Marçal, conquistou o terceiro lugar.