As fotografias dos concorrentes no concurso “ChinAnGoog”, cujos prémios serão atribuídos em Dezembro, vão ser avaliados na segunda dezena do corrente mês, através de uma equipa composta por jornalistas angolanos e chineses, nesta iniciativa da embaixada daquele país asiático em Angola
Até a presente data, a organização recebeu mais de 30 obras, de cidadãos angolanos e chineses residentes no país, que espelham a relação existente entre os dois países, conforme o regulamento. No final, a 10 de Dezembro, serão premiados os três primeiros classificados de cada país e a entrega de 12 prémios de mérito aos outros escolhidos. Beatriz Yang, da organização, disse a OPAÍS que a entrega das obras termina a 10 do corrente mês, tanto para os cidadãos angolanos como para os chineses, os quais devem ilustrar dentro dos parâmetros exigidos.
Quanto aos reconhecidos, avançou que serão seleccionados 22 cidadãos angolanos e igual número de cidadãos chineses, o que totaliza 44 participantes. As fotos premiadas serão divulgadas nas páginas oficiais de website, Wechat, Facebook, Twitter da Embaixada da China em Angola, bem como em recepções e outras plataformas com a participação desta Embaixada. A Embaixada da China em Angola reserva o direito de qualificar ou desqualificar qualquer participação. “Até agora estamos a receber obras.
Por isso não sabemos quantos concorrentes teremos aquando do encerramento. É um concurso que também conta com a participação dos angolanos”, enfatizou. Para ter o modelo de ficha de inscrição, deve-se ter acesso ao sítio: http://ao.china-embassy.gov. cn/…/t20231010_11158861.htm. As fotografias devem espelhar a solidariedade entre a China e Angola, a construção conjunta de alta qualidade da iniciativa Cinturão e Rota entre os dois países, o intercâmbio, aprendizagem mútua e convivência harmoniosa entre as civilizações China-Angola e a amizade entre os dois povos.
O concurso, lançado em Outubro transacto, é realizado no âmbito da celebração do 40.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas China-Angola e do 10.º aniversário da proposta da construção da comunidade de futuro compartilhado para a humanidade. O objectivo é demonstrar a profunda amizade tradicional entre a China e Angola e a construção da comunidade de futuro compartilhado para a humanidade, e de avistar para as perspectivas futuras da cooperação amistosa China-Angola.