Os 18 concorrentes finalistas ao Top dos Mais Queridos, edição 2023, a acontecer amanhã, às 21 horas, na tenda do Centro de Conferência de Belas (CCB), em Luanda, terão a nobre missão de apresentar os seus temas em concerto ao vivo, na companhia da Banda Movimento
Os artistas, que já se encontram todos em Luanda, com execepção de Matias Damásio que até ao momento se acreditava estar ainda em Lisboa, estão, desde a semana passada, a participar de ensaios intensivos com a banda que os irá prestigiar, com o objectivo de aprimorarem as técnicas de voz e canto.
De acordo com o porta-voz do Top dos Mais Queridos, Aníbal da Costa, já estão reunidas todas as condições necessárias para a realização do concerto e da gala que vai eleger o artista mais apreciado pelo público a nível das 18 províncias do país.
“Temos criadas todas as condições lógicas, técnicas e administrativas e, neste momento, os concorrentes estão preparados para o dia da gala”, disse.
O responsável adiantou que, para além do prémio de “Artista Mais Querido”, o Top conta também com uma categoria paralela, denominada “Prémio Crítica”, que visa prestigiar a canção em função das características singulares, desde letra, melodia, sincronização, ritmo, arranjos, e outros aspectos. Sem especificar detalhadamente sobre os critérios de selecção das músicas para a respectiva categoria, Aníbal da Costa explica que a escolha da música vencedora passa por um crivo de avaliação específica sob domínio dos jurados.
Esta categoria, explica, “a sua escolha não dependerá do público.
Há um corpo de jurado, constituído por indivíduos que entendem da matéria, que vai avaliar todos estes aspectos para eleger a música vencedora, que pode ou não estar entre os concorrentes do Top”, esclareceu.
Homenagem ao músico Sam Mangwana pelos 60 anos de carreira
Uma das novidades da presente edição do Top dos Mais Queridos é a homenagem ao músico e compositor Sam Mangwana, que este ano completa 60 anos de carreira.
A organização justifica que a homenagem deve-se aos feitos de Sam Mangwana em prol da música nacional dentro e fora de Angola. “É um cantor cuja história de vida pessoal e artística assemelhase à história de Angola enquanto nação.
É um artista que já deu e continua a dar muito pela música nacional e, coincidentemente, faz neste ano 60 anos de carreira, então a homenagem vem de forma propositada”, frisou o porta-voz.
Histórico do Top dos Mais Queridos
O concurso musical “Top dos Mais Queridos” é uma iniciativa do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA), realizada no âmbito das celebrações do seu aniversário, e que tem por objectivo contribuir para o engrandecimento do mercado musical angolano.
A primeira edição do Top deu-se em 1982, por ocasião das comemorações do 5 de Outubro, Dia da Rádio Nacional de Angola.
O concurso foi interrompido em 1992 pelo conflito armado, tendo retomado apenas em 2001.
Desde 2021, a direcção da Rádio Nacional de Angola (RNA) optou pelo regresso das fases provinciais, para dar visibilidade aos artistas não residentes em Luanda e cumprir com o slogan “Unir o País”.