Com o intuído de reforçar a ponte artísticaentre Angola e a França, por intermédio da música, é realizado o concerto com a banda angolana “Angojazz” na Sexta-feira, 10, às 19 horas e 30 minutos, no Palácio de Ferro, uma iniciativa da Embaixada da Bélgica em Luanda
Segundo o embaixador deste país, Jozef Smets, todos os anos no mês de Março o estados membros da organização internacional da francofonia procuram destacar a língua francesa e as culturas dos países francófonos.
Explicou que, tal como no ano passado, a embaixada escolheu a música através da banda angolana, liderado pelo pianista Dimbo Makiesse, que neste evento é convidado a trazer a sua interpretação do jazz e da música pop belga.
“Para nos compreendermos uns aos outros precisamos de nos ouvir, e que melhor forma de ter um diálogo entre a Bélgica e Angola do que através da linguagem universal da música?” questionou o embaixador.
O “Angojazz” é um projecto composto por rapazes que têm em comum o objectivo retirar a carga elitista do jazz e fazê-lo chegar a um público mais eclético.
Durante as suas exibições apresenta um repertório de jazz que reflecte a cultura angolana do tradicional ao moderno, tocando assim grandes padrões de jazz com influências do chianda, kilapanga, semba, massemba.
A mesma integra Dimbo Makiesse (piano), King Jaime (baixo eléctrico), Carlos Praia (guitarra eléctrica), Jackson Nsaka (bateria), Ataíde (saxofone tenor), Benjami Afonso (trompete) e Jay Lourenzo (voz) formam a Banda Angojazz criada no dia 24 de Maio de 2019.
Sobre francofonia
A francofonia é a região linguística descontínua e que corresponde à comunidade linguística, que envolve todas as pessoas que têm em comum a língua francesa, chamadas de “francófonas”. Integrados nesta comunidade estão também os que têm o francês tanto como segunda língua.
Essa multiplicidade de países com a língua francesa foi provocada pela expansão marítima que culminou na colonização de territórios por todo o mundo impondo o idioma europeu como primeira ou segunda forma oficial de comunicação.
Geograficamente, os francófonos estão concentrados no litoral atlântico.
A Guiana Francesa, as Antilhas francesas e as províncias canadenses francofalantes como Quebeque formam a chamada América francófona; os países africanos colonizados pelos franceses, maioritariamente localizados no Atlântico, compõem a África francófona; e a França e seus vizinhos menores, Bélgica, Suíça, Luxemburgo e Mônaco, localizados na Europa.