A Companhia Arte Cénica vai apresentar, no dia 22 do mês em curso, na LAASP, a partir das 15 horas, a estreia de um recital de musical infantil com o objectivo de animar as crianças e os seus familiares com danças, canções, poesia e outras manifestações artísticas.
O musical, com a duração de 45 minutos, é uma adaptação do livro de contos “O imbondeiro que queria ser árvore de natal”, da escritora Cremilda de Lima. A razão da apresentação do musical, de acordo com o coordenador do evento e presidente da Companhia Arte Cénica, está na intenção de querer animar e entreter os pequenotes com uma emocionante história sobre aceitação, magia e o espírito do natal.
Para além de entreter, segundo Dilson Miguel, o musical tem por finalidade ensinar às crianças princípios importantes para a vida como generosidade, gratidão, solidariedade, partilha e a união, sublinhando sobretudo a necessidade de se ensinar aos mais pequeninos que o Natal é sobre partilhar afecto e bons sentimentos com aqueles que amamos e não apenas presar- se em bens materiais.
“Temos visto que, quando chega esta fase de Natal, há muitos pais que tentam sacrificar-se para poderem dar o que comer, o que vestir, presentes, bens materiais, mas, às vezes, esquecem-se do mais importante que é a partilha dos valores essenciais, e é isso que queremos resgatar com este musical”, disse o coordenador do evento.
Destacou ainda que o evento tenciona reunir filhos e pais ou encarregados de educação num único espírito natalício, onde a simplicidade, a generosidade e a harmonia são os principais elementos que congregam as pessoas através da música, dança e outras atracções.
“Queremos mostrar com este espectáculo que não importam as condições que as pessoas apresentam, no Natal o importante é estar com a família e festejar a quadra festiva com aqueles que amamos”, acrescentou.
Feira literária infantil
A par do recital musical, o evento vai contar com uma feira literária infantil onde serão expostas vá- rias obras dirigidas ao público infantil e infantojuvenil com a intenção de estimular o gosto pela leitura no seio dos participantes.
De acordo ainda com Dilson Miguel, através da feira, os pequeninos e os seus acompanhantes terão a oportunidade de desfrutar de alguns momentos de leituras gratuitas e vendas de livros a preços acessíveis.
“Teremos uma feira logo na parte de fora, na entrada, e assim que as crianças começarem a chegar poderão ter contacto com os livros e ver aqueles que mais chamarem as suas atenções”, reforçou.
Sessões de pintura facial, roda de danças na companhia de um palhaço, jogos infantis, envolvendo pais e filhos, e uma série de animações são outras das atracções reservadas pela organização para o dia do evento, segundo o seu coordenador.
Sobre a Companhia Fundada no ano 2022, a Companhia Arte Cénica é uma organização de desenvolvimento cultural infantil criada com o objectivo de ajudar no desenvolvimento artístico de várias crianças e adolescentes da cidade de Luanda.
Dirigida pelo jovem Dilson Manuel, a organização tem o Elinga Teatro como espaço sede onde tem desenvolvido as suas actividade culturais e recreativas, desde ensaios, espectáculos, aulas e outras de sua natureza artística.
Conta actualmente com um leque de mais de 50 crianças que têm participa- do activamente de suas iniciativas