Em mais uma das suas edições, a Companhia infantil Artes Sol e convidados celebraram ontem o “Dia do Herói Nacional”, 17 de Setembro, com a realização de um festival, tendo congregado mais de 30 artistas, que apresentaram aquilo que é o legado de Agostinho Neto, no Palácio de Ferro, em Luanda
Durante 4 horas, música, teatro, dança, recitais de poesias dominaram o evento, que contou com a participação de mais de 80 crianças que ali se dirigiram para aprimorarem os seus conhecimentos sobre a vida e obra do primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto.
A directora do Artes Sol, Solanje Feijó, disse que a companhia possui um vasto repertório, com muitos jograis, poesias, teatro sobre o fundador da nação, preparados para eventos do género, com o objectivo de passar o seu legado aos mais pequeninos.
“Então, decidimos trazer aqui tudo o que temos sobre Neto. É uma actividade que visou celebrar a data natalícia do Herói Nacional. Como é uma data que não deixamos passar em branco, realizamos esta actividade que teve o apoio do Ministério da Cultura, que graças a ele foi possível esta realização”, enalteceu.
A par do Artes Sol, o palco foi ainda preenchido com artistas de outros grupos, como do Mundo das Artes que apresentou alguns músicos que entoaram canções através dos poemas “Havemos de Voltar, “Renúncia Impossível”, “Caminho do Mato”.
De igual modo, o conjunto Fênix, com uma peça que narra a vida e obra do Poeta Maior, entreteve o público infantil presente no evento. Solanje Feijó referiu que a festa teve ainda a participação de crianças que estiveram na edição passada do “Mini Estrelas ao Palco”, apresentando-se com recitais de poemas musicalizados de Agostinho Neto.
“Começamos com músicas mais interactivas, para deixar as crianças mais animadas. Só depois entramos no momento derradeiro do evento, o de homenagem, onde tudo o que passou foi sobre Agostinho Neto”, explicou.
Outras actuações O grupo Artes Sol participou ainda no programa infantil Carrossel, emitido às 09:00 na TPA, na semana passada, onde os actores exibiram peças teatrais, cantaram e declamaram poemas sobre o Poeta Maior, com o intuito de saudar a data.
A também actriz enalteceu a iniciativa da TPA, que solicitou a participação das crianças no programa, que foi repetido durante a semana para maior abrangência.
“Como possuímos vários trabalhos que retratam a vida e obra de Neto, por isso somos muito convidados nesta dia para participar em eventos do género.
Dizem que as crianças declamam bem… Se calhar, por isso merecemos o voto de confiança do Ministério da Cultura”, justificou.