As várias canções e composições musicais que compõem o vasto repertório de Rui Mingas, falecido na passada Quinta-feira, 04, foram interpretadas por docentes e discentes da Universidade Lusíada de angola, num acto que visou homenageá-lo pelo seu contributo no sector cultural e social
O evento descerra- do pelo reitor desta instituição de ensino, Mário Pinto de Andrade, permitiu a apreciação das performances musicais, através dos temas “Nguidifanga- na”, “Mu Ndengue Uami”, “Palame”, “Minha Terra”, “Birin Birin”, entre outros, ao som da guitarra, que envolveu os presentes.
Na sua apresentação, o músico Valdemiro Abrantes cantou as três primeiras composições musicais referenciadas, com as quais decidiu homenageá-lo.A música “Nguidifangana”, explicou, é um poema de intervenção sociopolítica de Mário António, musicado por Rui Mingas.
Na música “Mu Undengue Uami”, um tema original de Tonito Fortunato, Rui Mingas recorda-se dos momentos de meninice com uma atmosfera peculiar. A canção “Palame”, original do Ngola Ritmos, também foi cantada por ele. Ao falar sobre o músico, descreve-o como uma figura com uma estatura que inspira a nova geração.