Os grupos Bimphad, Ketua Mzambi e Etu Lene vão exibir as suas performances teatrais no palco da 9.ª edição do Circuito Internacional de Teatro que decorre, desde o passado mês de Julho, no Elinga Teatro, em Luanda, com a participação de conjuntos nacionais e estrangeiros
A peça “IMBI”, do gru-Bimphad núcleo, foi formado pelos ex-estudantes do Instituto Superior de Artes, actual Faculdade de Artes, e vai ser exibida hoje, às 19h00, apresentando uma recriação dos nossos rituais, canções, danças, contos e provérbios, em termos artísticos.
Mbandu Luvumbo Nsingui, coordenador deste núcleo de pesquisa em artes, conta que o presente trabalho é resultado das pesquisas de dissertação do trabalho de mestrado de quatro estudantes.
“Depois da licenciatura em teatro, o núcleo foi agraciado por quatro vagas em mestrado em artes cénicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil. É uma obra que vai contar com quatro mestres em artes cénicas (teatro em particular), e muitos estudantes querem ver os seus professores em cena”, disse.
Esta peça é a segunda criação deste conjunto que existe há quatro anos, já foi exibida na 6.ª edição do Festi-Internacional de Teatro e Artes de Luanda, em alusão aos 36 anos de existência do Elinga Teatro.
Pela recepção positiva que teve nesse evento, Mbandu mostrou-se expectante quanto à estreia do grupo ao CIT, e almeja que tenha o mesmo impacto, por se tratar de um evento tido por si como de grande relevância na divulgação das artes cénicas no país.
No mesmo horário e local, isso amanhã, sexta-feira, 09, vai ser estreada a peça “5 minutos” pelo conjunto Ketua Mzambi.