O músico compositor e radialista, Dionísio Rocha, será homenageado na IX edição do Circuito Internacional de Teatro (CIT Angola), a decorrer de 6 a 13 de Julho do ano em curso, no Elinga Teatro, em Luanda.
A reverência ao célebre cantor e compositor deve-se ao seu empenho em prol do desenvolvimento, preservação e divulgação da Cultura Nacional, em particular, as artes, no geral, enquanto agente dinamizador do sector.
Neste evento, de carácter anual, vão participar mais de 30 grupos e companhias teatrais, provenientes de Portugal, Brasil, Canadá, Moçambique e Angola, na qualidade de anfitriã, participa no festival que este ano decorrerá sob o lema “Levando Angola para o Mundo e Trazendo o Mundo para Angola”.
Ao contrário das anteriores edições, este ano, o CIT incluiu na sua extensa programação grupos de teatro infantil, com destaque para os do Brasil, de Portugal e de Moçambique com dois colectivos cada.
A anfitriã, Angola, se faz representar com o maior número de participações neste evento com 20 formações, das quais se destacam o Horizonte Njinga Mbande, a CIA Kalunga Teatro, o Afro Thêátro, o Bimphadi, o Ketua Nzambi, Teatro, Etu Lene, Ndokweno Artes, Amazonas Teatro, entre outros.
O director do CIT, Adérito Rodrigues, indagado quanto à posição do evento, adiantou a nossa reportagem que estão criadas as condições que o espectáculo das Artes Cénicas ocorra conforme o previsto, uma vez que a intenção é brindar o público com o melhor espectáculo possível.
Questionado quanto aos motivos que levam ao reconhecimento do músico Dionísio Rocha, referiu que se deve, sobretudo, ao dinamismo empreendido nas artes, na análise de questões ligadas à Cultura Nacional, tais como o teatro, o carnaval, a música, bem como a sua experiência como realizador de programas de rádio, director artístico de eventos e tantos outros atractivos.
“O reconhecimento ao músico Dionísio Rocha deve-se ao seu contributo em torno do crescimento das artes cénicas a nível nacional, da música, do carnaval e tantas outras manifestações artísticas”, disse.
O homenageado
Músico, compositor, radialista e analista de assuntos culturais, Dionísio Patrocínio Nogueira da Rocha nasceu em Benguela, a 26 de Agosto de 1945.
Foi baptizado e registado em 1948, na Igreja de S. Paulo de Luanda. Em 1950, iniciou a sua carreira sob orientação do músico, compositor, professor de canto e dança e humorista Moisés Mulambo nas récitas do bairro Benfica, em Benguela, em companhia de Fernando Rá, Timóteo, Paulo Augusto, Ratinha, os Pacavira, os Benchimol, entre outros.
O Circuito
Criado em 2016, com o lema “Levando Angola para o mundo e Trazendo o Mundo para Angola”, o Circuito Internacional tem como objectivo dinamizar a cultura e a sociedade.
Tornou-se, nos últimos anos, uma das maiores plataformas de teatro a nível internacional e de incentivo à troca de experiências entre companhias nacionais e estrangeiras, permitindo, desta forma, criar novos factos culturais e artísticos.
É uma iniciativa do Projecto Cultura para Todos, realizado anualmente desde a sua fundação, e já homenageou até à data presente diversas figuras ligadas à arte e à cultura nacionais, entre as quais se destacam o antigo gestor do Teatro Avenida, Diogo Colombo, o dramaturgo José Mena Abrantes, o director provincial da Acção Social, Cultura e Desportos, Manuel Sebastião, a pesquisadora Agnela Barros e o escritor e dramaturgo Fragata de Morais.