O filme “Sambizanga”, que narra a história ocorrida em 1961 sobre o activista e revolucionário angolano Domingos Xavier, será exibido na Sexta-feira, 17, às 18 horas, no Auditório Pepetela do Camões – Centro Cultural Português, no âmbito da 2.ª temporada do projecto “Cinéfilos e Literatus”
A longa-metragem produzida pela cineasta Sarah Maldoror, baseada no livro “A Vida Verdadeira de Domingos Xavier”, de José Luandino Vieira, narra a história de Domingos Xavier, um activista revolucionário que é preso pela polícia secreta portuguesa.
Xavier é levado para a prisão de Sambizanga, onde é submetido a um interrogatório e tortura para extrair os nomes dos seus companheiros que lutam pela independência de Angola.
Segundo consta, o filme é contado a partir do ponto de vista de Maria, a mulher de Xavier, que vai em busca do seu marido em cada prisão, sem compreender, exactamente, o que aconteceu, já que Xavier foi torturado e espancado até à morte.
O mentor do projecto, André Gomes, em conversa com este jornal ,disse que o intento é de instigar o gosto pela literatura, assim como de outras artes, através do cinema.
Um trabalho desenvolvido com a projecção de filmes adaptados em livros de autores nacionais e internacionais.
“As exibições de filmes adaptados, tanto em obras nacionais como internacionais, a par de instigar o gosto pela literatura visa ainda proporcionar uma experiência artística e estética aos convidados.
Também contribuir para educação artística destas pessoas”, disse o responsável.
O também coordenador do projecto explicou que com as exibições pretendem ainda chamar a atenção da necessidade de se elevar clássicos da literatura nacional ao cinema.
De igual modo, chamar a atenção dos realizadores e produtores de cinema para terem em conta nos seus trabalhos clássicos angolanos.
“A recepção tem sido muito boa.
O projecto é aberto a todos, pese embora o público-alvo sejam os leitores, escritores, jornalistas culturais, cineastas, realizadores, aspirantes a escritores.
Também serve para divulgar e disseminar a própria literatura nacional”, defendeu.
Homenagem Depois da exibição será realizado um debate em torno do filme e do livro através de ‘mesa de conversa’ , onde vai participar uma das filhas da cineasta Sarah Maldoror, Henda Pinto de Andrade.
Participa ainda da conversa a cineasta angolana Maria João Ganga e o escritor José Luís Mendonça.
Neste evento será ainda homenageada a cineasta Maldoror, defensora dos direitos humanos, tida como uma figura relevante na história do cinema africano.
“Cinéfilos e Literatus” é um projecto artístico-cultural que consiste na projecção de filmes adaptados em obras literárias nacionais e internacionais, seguido de um debate em torno do filme e do livro após a sessão.
Todos os meses é exibido um filme adaptado de obras literárias nacionais e internacionais. Conta com o apoio da Associação Amigos da Sarah Maldoror e Mário Pinto de Andrade, em parceria com Camões e a Associação KinoYeto.
A 1.ª edição da segunda temporada aconteceu em Fevereiro, onde foi exibido o filme “Avó Dezanove” e “O Segredo do Soviético”, adaptação do livro de Ondjaki, realização de João Ribeiro.