A fim de promover a exibição de filmes nacionais e internacionais de terror, suspense e fantasia é realizada a 2ª edição do “Festival de Filmes Fantásticos de Luanda, (FE-FI-FALU), que arranca hoje, às 18 horas, no Instituto Guimarães Rosa, em Luanda, com a curadoria da agência cultural Art Sem Letra.
A actividade que vai decorrer durante quatro dias permite a exibição de igual número de filmes durante o dia. Uma iniciativa do Instituto Guimarães Rosa que, anualmente, tem possibilitado a apreciação de filmes do género.
Segundo Emerson Narciso, porta-voz, o festival surgiu como resposta aos pedidos dos frequentadores do espaço, que expressavam a necessidade acentuada de desfrutar da exibição de filmes de produção brasileira e angolana.
“O Festival surgiu em resposta às petições do público, e foi concebido na forma de uma pequena amostra de filmes diversificados, uma iniciativa desta organização cultural, que visa promover a exibição de filmes“, referiu.
Além da exibição, para maior entretenimento, consta nessa programação uma mesa de conversa e apresentação de “Leitura Dramática”, que culminará com a festa em celebração dos dias das bruxas, “Halloween”, 31 de Outubro.
Seguidos por uma festa fantasia num ambiente decorado com inspiração na data, o festival consiste ainda em dar sustentabilidade às mesas redondas e momentos de leitura dramática, cuja actividade resulta do projecto “Leituras Assistidas”.
A presente edição, tal como a primeira, vai continuar a reunir filmes de vários géneros, desde terror, suspense, fantasia, e drama emocional, um intento que conta com o apoio das embaixadas da Sérvia, Espanha, Argentina e do Brasil, para liberação de direitos de exibição dos seus filmes.
O FE-FI-FA-LU é uma ideia original do Instituto Guimarães Rosa e conta com a produção e curadoria da Art Sem Letra – Agência Criativa e Cultural com foco na concepção, gestão e execução de projectos criativos e culturais, com objectivo de ligar e libertar mentes por meio da arte.