A directora do Instituto Nacional do Património Cultural, Cecília Gourgel, garantiu que o Cine Teatro Nacional, localizado na Baixa de Luanda, vai sofrer obras de restauro brevemente, tendo beneficiado de um financiamento que visa a sua recuperação nos próximos meses, depois de mais de cinco anos encerrado.
“Conseguiu-se um patrocínio e o Cine Teatro Nacional será restaurado. Nós, enquanto ministério de tutela, estamos a velar para que tudo corra bem e não se altere absolutamente nada da estrutura arquitectónica desta emblemática casa de cultura da cidade de Luanda”, sublinhou.
A directora do Instituto Nacional do Património Cultural, afecto ao Ministério da Cultura, anunciou a iniciativa durante o debate “Soluções para a Preservação do Património Arquitectónico Angolano – Demolir ou Restaurar?”, promovido pelo Instituto Cultural Alemão em Angola “Goethe”, acolhido no Cine São Paulo, em Luanda, inserido no vasto programa do festival internacional “O Futuro Já Era”, que decorre desde 15 de Junho a 28 de Julho.