A Cidade do Cristo Rei, Lubango, acolhe a partir desta quinta-feira, 2, até sábado, 4 de Maio, a BITUR ANGOLA – 2024, a Bolsa Internacional do Turismo, na província da Huíla, numa iniciativa do Ministério do Turismo, através do Instituto de Fomento Turístico e parceiros.
O evento a decorrer sob o signo “O Turismo como Factor Determinante para a Diversificação da Ecomimia em Angola” incidir-se-á numa interacção e intercâmbio entre os principais agentes do sector turístico, com oportunidades de negócios capazes de fomentar o Turismo nacional.
A organização salienta que no quadro da sua agenda estarão igualmente em discussão assuntos ligados ao potencial turístico e a promoção de Angola, com o objectivo de atrair não só turistas, mas também investimentos sustentáveis para impulsionar o crescimento do turismo angolano.
A BITUR, que por sinal é a Bolsa Internacional do Turismo, na província da Huíla, reserva ainda para os seus três dias de trabalhos, exposições, debates, reflexões e compartilha das melhores soluções através de um modelo de inclusão.
A organização recorda que o Executivo, através do Ministério do Turismo, tem desenvolvido iniciativas que permitem o crescimento do turismo interno, a proximidade entre os actores, instituições públicas, investidores e empresas privadas, com vista a encontrar caminhos que visam materializar os sonhos e projectos de muitos empreendedores turísticos.
“O Executivo angolano, através do Ministério do Turismo, tem desenvolvido iniciativas que permitem o crescimento do turismo interno, a proximidade entre os actores, instituições públicas, investidores e empresas privadas”, realça a organização.
As iniciativas, de acordo com os promotores, visam entre outros aspectos, aproximar os vários intervenientes na cadeia de valor do turismo, proporcionar bom ambiente de negócios, permitindo o acesso com facilidade ao mercado interno e externo sem constrangimentos, aumentando a qualidade e a competitividade dos destinos turísticos, estimulando a atracção de investimentos e o desenvolvimento local.
Recorde-se que a província da Huíla é uma das mais belas de Angola, conhecida pela magnífica vista da Serra da Leba, o planalto montanhoso que separa a Huíla da província do Namibe. Faz fronteira a oeste com as províncias do Namibe e Benguela, a norte com a de Benguela e Huambo e está dividida por 13 municípios.