Decorre desde o passado domingo (18), na província do Huambo, a 5.ª edição do ciclo formativo sobre teatro, música, dança e artes plásticas, com a participação de cerca de 150 cidadãos, entre crianças e adultos, uma iniciativa do projecto “Arte Sonho”
A formação, com duração de cinco dias, decorre à margem da 2.ª edição do “Fest Nkumby Lixia”, aberto na passada sextafeira (16), com a participação de 80 actores das províncias do Huambo e de Luanda.
Isolete Laurindo, coordenadora do projecto, disse tratar-se de uma formação artística virada a causas filantrópicas, que tem por objectivo usar a arte como processo de inclusão social de crianças, jovens e adultos.
Através deste projecto, iniciado em 2018, em que a actriz, nas vestes de coordenadora, acompanhada com outros professores de artes, realizam as acções formativas com o intento de massificar o fomento destas práticas nesta região do país. Isolete disse ainda que a iniciativa visa também promover o resgate da importância da cultura no país, especialmente da província do Huambo, para expressar o processo criativo dos artistas.
Avançou que, desde o seu arranque, o projecto formou cerca de 500 cidadãos da província do Huambo, resultante da parceria com a Faculdade de Artes de Luanda.
Para maior proximidade, a actriz propôs-se a estender as acções formativas para outras províncias do país, por acreditar que com a arte se pode mudar, para melhor, o percurso de vida do ser humano.
Consta que o projecto “Sonho Arte” é vencedor do prémio Kids Talent Awards, edição 2024, na categoria de Melhor Projecto de Conteúdos Infantis e Espectáculos, que tem como objectivo primordial despertar e fazer florescer as habilidades artísticas.
O “Fest Nkumby Lixia”
Na 2.ª edição do “Fest Nkumby Lixia”, participam os grupos teatrais EL Shadai, Morro do Moco, Vanguevove, Chissola, Nkumby Lixia, Eliandjo Teatro (do Huambo), Kwata Peka (Caála), Tandavala (Mungo) e Ya Njila de Luanda.
O secretário para o Intercâmbio da Associação provincial de Teatro no Huambo, Eduardo Djundo, referiu que a iniciativa visa promover a troca de experiências entre os actores locais e de Luanda, de modo a unir a classe das duas províncias com fortes tradições nas artes cénicas.
A mesma é realizada pela Associação provincial de Teatro, em parceria com gabinete local da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, e será marcada com uma oficina de comunicação e intercâmbio cultural, que vai contar com a exibição de peças teatrais que retratam o crescimento social e económico que se regista no país.