O Centro Cultural da Embaixada de Portugal, em Luanda, promove, na próxima Quinta-feira, 25, uma sessão de cinema com o filme “25 de Abril de 1974”, de Alfredo Cunha, pelas 18h00, no Auditório Pepetela, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Este filme junta as fotografias de Alfredo Cunha à música de Rodrigo Leão e é disponibilizado ao público pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, com o intuito de reforçar o conhecimento da história recente de Portugal.
Alfredo Cunha concebeu, a partir das suas imagens, um livro em três partes: “Guerra”, com texto de Carlos Matos Gomes, militar de Abril e da guerra colonial; “Dia 25 de Abril”, com texto de Adelino Gomes, repórter que acompanhou os acontecimentos em Lisboa; e “Depois de Abril”, com texto de Fernando Rosas, historiador e protagonista destes anos quentes.
Este dia 25 de Abril de Alfredo Cunha, então com 20 anos, marcou um momento inesperadamente importante no início da sua carreira como fotógrafo, uma dádiva e uma maldição.
Alfredo Cunha, nascido em Celorico da Beira, em 1953, iniciou a sua carreira profissional em fotografia em 1970 e entrou para o jornal Notícias da Amadora em 1971.
Desde então, tem colaborado com diversas publicações, como O Século, o Público e o Jornal de Notícias, tendo exercido o cargo de editor de fotografia em algumas delas.
Foi fotógrafo oficial dos presidentes da República Portuguesa, Ramalho Eanes, e Mário Soares, recebendo a Comenda da Ordem do Infante D.
Henrique em 1996. É autor de famosas séries fotográficas dedicadas ao 25 de Abril de 1974 e à descolonização portuguesa, entre outras. Ao longo da sua carreira, já publicou dezenas de livros de fotografia e apresentou várias exposições, tendo sido distinguido com vários prémios pelo seu trabalho.