O Complexo das Escolas de Arte (CEARTE) lançou ontem, oficialmente, o festival de Cinema nas Escolas designado “Fest Cinesco”, uma iniciativa que visa dar visibilidade e promover os trabalhos cinematográficos produzidos pelos estudantes de cinema daquela instituição.
Lançado no âmbito das celebrações do 10 aniversário do CEART, trata-se de um festival que vai impulsionar os estudantes de cinema a aperfeiçoarem suas técnicas e habilidades nas áreas de produção e realização de filmes de curta-metragem.
De acordo com a directora do festival, Wandy Tavares, a iniciativa surge da necessidade de dar voz e visibilidade aos trabalhos dos estudantes da área de cinema do CEART, com o objectivo de prepará-los da melhor maneira para os desafios e exigências do mercado de trabalho.
“É uma forma de fazer com que estes trabalhos sejam vistos por mais pessoas, tenham maior abrangência e tenham alguma noção mais real dos requisitos que uma produção como tal exige”, explicou.
Esclareceu que é um festival de curtas-metragens, que será realizado anualmente, onde os filmes a participar devem ser produzidos exclusivamente por estudantes de cinema daquela instituição, e com uma duração não superior a 8 minutos. Quanto às temáticas a serem abordadas pelos trabalhos concorrentes, Wandy Tavares disse que em cada será lançado um tema central onde os candidatos deverão se basear para definir os temas das suas produções.
Inscrições abertas a partir de Fevereiro
A também coordenadora do curso de cinema fez saber que as inscrições para o festival estarão abertas a partir de Fevereiro próximo, podendo participar do mesmo, apenas em grupo, estudantes do curso de cinema da 11.ª a 13.ª classe.
Adiantou que no mês a seguir será feita a divulgação dos candidatos apurados, sendo que a partir de Abril será realizada uma oficina interna dos alunos aptos ao concurso para melhor preparação dos desafios que vão surgindo na elaboração dos seus trabalhos.
“A oficina será de forma interna, os alunos ficarão aqui na instituição por uma ou duas semanas, a depender das necessidades que forem apresentando, com o objectivo de serem melhor preparados antes de começarem com os seus trabalhos de produção”, detalhou.
Categorias em disputa Conforme a responsável, estarão em disputa seis categorias, nomeadamente melhor curta-metragem, melhor roteiro, produção, melhor actor, melhor actriz e prémio do público. O festival vai levar cerca de oito meses, sendo que a gala de premiação dos vencedores está pre
10 Anos de formação e transformação através das artes
Sob lema “CEART 10 anos de formação e transformação pelas artes”, o CEART celebra o seu 10.º aniversário com uma jornada que se realiza durante três dias consecutivos (6, 7 e 8), repleta de uma programação extensiva com uma série de actividades culturais, académicas, científicas, artísticas e recreativas.
Para o director da instituição, Gaspar Agostinho Neto, durante os dez anos de existência, o CEART tem procurado se destacar como uma instituição de referência no que diz respeito à formação académico-artística. fazendo jus ao seu lema, a escola tem vindo a formar e transformar centenas de profissionais dos mais variados sectores da sociedade, especialmente do ramo das artes e do ensino, o que já lhe permitiu colocar no mercado mais de 300 profissionais formados desde a sua fundação.
“Nós vamos já na quarta geração de formandos, aqui estão concentrados estudantes do sector artístico e pedagógico, e acreditamos que neste ano iremos colocar mais outra centena de profissionais no mercado”, realçou o director-geral do CEART. segundo o director, o CEART, dentro das suas possibilidades, tem dado o seu contributo para a melhoria das artes em Angola, colocando a disposição do mercado profissionais capacita- dos, com formação de bases devidamente alicerçadas.
“Temos já formados vários profissionais, alguns dos quais vocês conhecem e já têm visto os seus trabalhos no mercado. No entanto, é para dizer que a qualidade de ensino artístico no nosso país começa a ter outra repercussão”, ressaltou.
Lançamento de novos projectos
Ainda no âmbito das celebrações do 10 aniversário, o CEART lançou vários projectos de impacto artístico e ambiental envolvendo estudantes e docentes daquela instituição, no sentido de dar maior visibilidade aos seus trabalhos.
Entre os projectos recém-lançados pelo complexo escolar de artes, consta o “um aluno uma planta”, uma iniciativa que visa promover a plantação de árvores ao redor da instituição com o objectivo de melhorar o meio ambiente.
Tem ainda o projecto “conhecer o CEART”, que tem por objectivo divulgar a instituição e as suas actividades através das redes sociais e plataformas digitais, e por último o “festival de Cinema nas Escolas”, com o intuito de promover a produção cinematográfica feito por estudantes daquela escola.
Importa realçar que o CEART foi fundado a 5 de Janeiro de 2015, em cerimónia orientada pelo então ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa. A escola abarca os cursos médios de artes visuais e plásticas, dança, música, teatro e cinema.