A iniciativa é da Administração Municipal do Dande, que visa, com o gesto, divulgar as potencialidades artísticas produzidas naquela parcela do território nacional, como deu a conhecer o director local do gabinete de Comunicação Social, Vladimir Dembo
E m declarações ao jornal OPAIS, o responsável disse que a referida Feira vai contar com a presença de diversos criadores e fazedores de artes e cultura, desde músicos, actores, escritores, artesões e outros.
Referiu ainda que a entrada à feira será grátis e que a mesma terá a duração de dois dias. “A feira vai saudar o Dia da Cultura Nacional e será uma oportunidade de valorização dos nossos fazedores de artes, pelo que contamos com a presença em massa dos nossos munícipes e visitantes”, frisou.
Apoio é regular
Por outro lado, Vladimir Dembo deu a conhecer que, apesar da situação económica difícil, a Administração do Dande tem vindo a prestar todo o apoio aos fazedores de cultura de forma a massificar o roteiro cultural local para o engrandecimento do município.
Conforme referiu, várias são as iniciativas e acções que a administração local tem estado a levar a cabo para fazer do Dande um lugar que as pessoas possam encontrar alento quer seja no segmento do teatro, música, pintura, cinema e outras áreas.
Dia da Cultura Nacional Assinalou-se, essa Segundafeira, o Dia da Cultura Nacional.
A efeméride foi adoptada tendo como referência o primeiro discurso sobre a Cultura Nacional proferido em 1979, pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, durante a tomada de posse do corpo gerente da União dos Escritores Angolanos (UEA). Com o discurso proferido no dia 8 de Janeiro, ficava estabelecida a data como Dia da Cultura Nacional.
Porém, mais do que isso, deixava as linhas orientadoras, que daí em diante, passariam a ser uma referência incontornável no plano cultural.