A peça de teatro “Castelo de Papel”, que vai decorrer sob o lema bíblico mergulhado nas palavras de que “Deixará o homem o seu pai e sua mãe, unir-se-á à mulher e os dois serão uma só carne.”
Em alusão à comemoração do Dia dos Namorados, será exibida no dia 27 do corrente mês, quinta-feira, a partir das 18 horas e 30 minutos, na Ex-Liga Africana LAASP.
Com muito humor e reflexão, a retrata a história de um casal, as dificuldades, os momentos altos e baixos no seu dia a dia. O referido cônjuge é representado pelos atores Daniela Atutu, como Angelina, e Augusto Kapingala, como Bento.
Os dois vivem juntos há 10 anos e casaram recentemente há quatro anos, com uma filha de 14 anos. Bento priva a mulher de interagir com as vizinhas, isolando-a da vizinhança, não podendo ela trabalhar.
Segundo o coordenador do grupo acima mencionado, José Gabriel, o seu companheiro, nem tão pouco deixa a parceira estudar mais para aumentar o seu nível académico, uma vez que se casou cedo e não teve possibilidade de concluir o ensino médio, tornando-a refém e dependente dele.
Nos anos anteriores, tudo era diferente, só depois de se casarem Bento começa a mostrar todo o seu mau comportamento. Problema que tem deixado Angelina muito preocupada, que a faz questionar se continua a gerir a situação desconfortável que vive no seio do lar, ouseparar-se do seu amado.
“Bento é o típico de homem ciumento, mulherengo e violento, agarrado, rei da farra e muito agressivo.” Angelina, mulher religiosa, forte cumpridora das normas culturais e religiosas”, destacou.
José Gabriel manifestou,ainda, que, com esta peça, pretendem demonstrar como um dos parceiros, neste caso o homem, mata a mulher psicologicamente com as suas atitudes e comportamentos negativos, quando na verdade deveria ser ele o orientador, motivador e o guia da sua família, para que no final todos possam ter um final feliz.
No seu ponto de vista, quando duas pessoas se unem com o mesmo propósito que os leva até o casamento, o principal objectivo deve ser a entrega absoluta de cada um para a felicidade conjunta.
Encontrar um parceiro ou uma parceira que deixa feliz a pessoa a quem um dia jurou amar eternamente. E não a faça sofrer ao seu lado. A obra foi escrita por Adilson Muhongo, direcção e encenação de José Gabriel e Josemar Andrade, na produção executiva, Augusto Kapingala.
O colectivo
O grupo Teatral Tuwizana, composto por 24 actores, foi fundado a 17 de Setembro de 2017, e é formado por crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e 40 anos.
Tuwizana, nome de origem Kikongo que em português significa “Vamos ser Unidos’’, começou a dar os primeiros passos nas artes cénicas dentro da Igreja Católica, sobretudo na Paróquia de São João Baptista da Cazanga, onde um grupo de jovens fascinados pela arte de representar decidiu criar uma obra intitulada “Paixão de Cristo”.